Estudantes da área ambiental recebem kit de experimentos químicos

Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

Os alunos do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, ofertado pela Uninter na modalidade de educação a distância, começaram a receber o kit My Lab Rachel Carson. O kit, cujo nome homenageia a bióloga norte-americana precursora do pensamento ambientalista, possibilita aos alunos realizarem experimentos químicos, fazendo análises de amostras de água, por exemplo.

Augusto Lima da Silveira, professor do curso, diz que o kit serve “para que o aluno consiga ter aulas práticas em laboratórios, só que na casa dele”. O kit dá ao aluno da educação a distância a possibilidade de fazer experimentos práticos essenciais à sua formação.

“Como a questão da acessibilidade e do conhecimento do aluno para nós é bem importante, nós desenvolvemos um laboratório para que ele pudesse levar para casa dele para poder fazer as análises porque dependendo da região do país, é muito complicado o aluno ter acesso ao laboratório de análises ambientais”, explica Augusto.

Para instruir os estudantes na utilização o kit, foram elaboradas aulas especiais, disponibilizadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). As disciplinas de “Microbiologia ambiental aplicada ao saneamento” e “Análises físico-químicas em saneamento ambiental”, por exemplo, exigem a realização de experimentos.

Para que as análises possam ser realizadas sem dificuldade, os estudantes recebem o kit e assistem às aulas para aprender o passo a passo do experimento. “O aluno vai entrar em contato com o conteúdo quando ele for desenvolver a análise ambiental, e, para complementar essa aula prática em laboratório, os alunos mesmos fazem as análises utilizando seu próprio kit”, conclui Augusto.

Embed HTML not available.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *