Estudante cria canal no Youtube para ensinar Libras

 

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 9,7 milhões de deficientes auditivos. Cerca de 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos. Para facilitar a comunicação dos deficientes auditivos, no dia 24 de abril de 2002 a Língua Brasileira de Sinais, ou Libras, foi reconhecida e aceita como a segunda língua oficial brasileira, por meio da Lei 10.436.

Trabalhando há 12 anos com a língua de sinais, a estudante do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Uninter Rosane de Carvalho criou há dois meses um canal no Youtube para divulgar e ensinar Libras. Rosane conta que a ideia surgiu da falta de conhecimento da população sobre a língua de sinais. “A comunidade precisa estar mais preparada para atender os deficientes auditivos”, diz. Todas as aulas são gravadas na própria casa  de Rosane. Ela cita a falta de estrutura para gravar os vídeos como umas das dificuldades para manter o canal.

Mas a principal preocupação dela é o conteúdo prático, já que a intenção é oferecer uma forma mais prática e rápida de aprender Libras. O feedback das aulas são feitos por comentários e pelo grupo no aplicativo de conversa, o WhatsApp. Para ela, é muito importante essa interação. Assim, dúvidas e curiosidades podem ser trocadas com mais facilidade. “A comunicação com meus alunos é ótima. Com os meios que utilizamos, a comunicação flui com facilidade”, diz a estudante.

Rosana deixa um recado para a população. “É preciso ter mais interesse na comunicação com os deficientes auditivos. Saber o básico já ajuda”, destaca.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


2 thoughts on “Estudante cria canal no Youtube para ensinar Libras

  1. Que legal Rosane!!!!
    Vou seguir o canal…
    Tenho uma surda na família e ela fica muito brava porque poucas pessoas dominam a lingua de sinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *