Escola Politécnica apresenta inovações em cursos e metodologias de ensino

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

A Escola Politécnica Uninter (EPU) é uma das seis escolas superiores do centro universitário. Localizada no campus Garcez, em Curitiba (PR), conta com vinte e dois cursos no total, sendo oito cursos de engenharias e quatorze de tecnologias de curta duração. Para 2022, a área teve novas graduações incluídas em seu portfólio, abrangendo diferentes segmentos profissionais. Entre os destaques, estão o curso de Engenharia Biomédica, além de cursos na área elétrica, como Engenharia Elétrica e Automação Industrial, e cursos na área de produção, como Engenharia de Produção, Gestão da Produção Industrial Gestão de Qualidade.

“O grande lançamento foi no setor de agrárias. Tivemos cinco cursos sendo lançados agora, dois com estrondoso sucesso, que foram Engenharia Agronômica e o Tecnólogo em Agronomia, mais os Tecnólogos em Agricultura, Tecnólogo em Administração Rural e Paisagismo e Jardinagem, que também foram uma gratíssima surpresa e estão tendo um retorno muito interessante. Temos um curso muito bacana que é a Mecatrônica Automotiva, no qual formamos profissionais para atuarem nas revendas de automóveis, trabalhando basicamente com os carros”, explica o professor e diretor da EPU, Antônio Conte.

Outra inovação da Escola Politécnica é o lançamento dos laboratórios portáteis individuais para os alunos. “Nós temos aqui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, nas quais foi feita uma revisão em 2020 e depois em 2021. É muito interessante o artigo 9: todo o curso de graduação de Engenharia deve conter em sua PPC (Proposta Pedagógica Curricular) os conteúdos básicos, adicionais e específicos diretamente relacionados com as competências que se propõem a desenvolver. Então a ideia de desenvolver competências é muito forte e nessa nova diretriz curricular das engenharias ela se pauta em duas grandes frentes: uma sendo o desenvolvimento das competências necessárias e a segunda sendo as atividades práticas. É muito forte a ideia de que o engenheiro precisa ter atividades práticas”, comenta Conte.

Um grande diferencial dos cursos da escola é que, além das seis aulas gravadas, há outras seis relacionadas à parte prática, e todas as disciplinas possuem uma categoria especialmente voltada a atividades práticas.

“Para o ano que vem, estamos planejando o lançamento de quatro cursos. Estão bem encaminhados. Um deles é o de Jogos Digitais e a ideia básica é de trabalharmos com a parte de programação e complementar o que temos na Escola de Negócios que é o Design de Games. Outro curso muito bom é o de Produção de Cervejas e também os de Agronegócio e Banco de Dados”, complementa o diretor.

O programa Atualidades da Educação, da Rádio Uninter, comentou sobre as novidades da Escola Politécnica na edição de 23.abr.2022. Além da participação de Antônio Conte, estiveram presentes os professores Alvino Moser e Armando Kolbe Junior. Para conferir o programa na íntegra, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Anamul Rezwan/Pexels e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *