Equipamento leva realidade da indústria aos futuros engenheiros

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Buscando trazer inovações e proporcionar um melhor aprendizado aos alunos de Engenharia da Produção, a Uninter investiu na aquisição de uma Bancada Didática de Eletropneumática. Este equipamento serve para o aluno aprender a montar um circuito eletropneumático, essencial para exercitar nos laboratórios de aprendizagem as práticas aplicadas à indústria.

O sistema de aprendizagem funciona em três etapas. Primeiro o aluno aprende a manusear um software específico adquirido junto com a bancada didática, depois ele faz a simulação do funcionamento da bancada no próprio software e, por fim, inicia a montagem física dos equipamentos na bancada didática e a coloca em funcionamento.

A empresa responsável pelo equipamento é a Festo Didatic, rede mundial no segmento de automação pneumática. Willian Cardoso, instrutor da Festo há 6 anos, vem prestando todo o auxílio necessário aos professores da Uninter e explica que além dos conhecimentos dos próprios professores juntamente com o conhecimento teórico sobre a pneumática, a bancada ajuda a ver na prática como a empresa funciona. “O aluno vai ligar a teoria da sala de aula à prática aplicada ao funcionamento da indústria”, ressalta Willian.

Para Marcos Wurzer, professor da Uninter há 11 anos e atualmente no curso de Engenharia da Produção, o investimento foi essencial para que os futuros engenheiros possam ter uma prévia do que encontrarão na prática das indústrias. “Nós discutimos e achamos interessante trazer isso para a Uninter. Sem dúvidas irá melhorar a qualificação de nossos alunos”, diz o professor.

“Essa aquisição é vital para que os alunos tenham contato prático com a parte de automação ligada diretamente à pneumática e o software, além de ser útil aos alunos do presencial, também vai ser muito interessante para os alunos do curso de Engenharia a distância, porque vão ter condições de simular todos os circuitos pneumáticos que vão ser feitos na prática, na sua tela de computador”, explica.

Os alunos poderão utilizar a ferramenta a partir do segundo semestre deste ano. Mesmo o tema sendo complexo, Wuzer garante que com esse material tudo se torna mais didático e fácil.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *