Entenda os sinais da sua saúde física, mental, social e espiritual

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

A pandemia de Covid-19 aumentou os índices de doenças física, mental e social em todo o mundo. Ser saudável não significa apenas estar livre de enfermidades, como alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”.

Saúde e bem-estar são imprescindíveis para a qualidade de vida. “O bem-estar é a capacidade em si de uma pessoa suprir suas necessidades e se satisfazer com a vida. Ter saúde significa viver em um estado mais completo de bem-estar físico, mental e social”, explica Andrew Silva Alfaro, tutor dos cursos de Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

Para a OMS, qualidade de vida é a “percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Envolve várias questões que se complementam, como o bem-estar físico, espiritual, mental, psicológico, emocional, social, cultural e outras circunstâncias da vida. Portanto, vários fatores contribuem para que se atinja uma boa qualidade de vida. Além disso, esse termo é subjetivo e pode variar de acordo com a perspectiva de cada pessoa.

 Saúde física

O bem-estar físico se refere às condições do nosso corpo e está relacionado à capacidade física, disposição, nutrição e autoestima. Pode ser desenvolvido através da combinação dos benefícios das atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.

Fabiana Prestes, tutora dos cursos de Tecnologia em Gerontologia, Agente Comunitário de Saúde e Endemias, Paramedicina e Instrumentação Cirúrgica, ressalta que o primeiro passo para ter uma vida de qualidade é adotar hábitos saudáveis.

“É comprovado que atividades físicas trazem benefícios não só físicos, mas psicológicos também. Trinta minutos de caminhada por dia, pegar a escada ao invés do elevador, fazer algum esporte que você gosta, ou passeios ao ar livre, são exemplos simples e muito benéficos. Isso pode parecer repetitivo, mas é dessa forma”, afirma.

Se acontecer de ficar doente, a pessoa que está em uma boa condição de saúde física vai reagir de uma maneira diferente daquela que não está. A saúde física pode ser representada como um corpo em funcionamento pleno, nutrido e ativo.

De acordo com o IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens, esse número sobe para assustadores 84%. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial dos países mais sedentários.

Alguns sintomas do sedentarismo são cansaço intenso sem aparente razão, redução da força muscular, dores nas articulações, aumento do acúmulo de gordura corporal com evolução para a condição de sobrepeso, e a tendência a apresentar ronco e apneia do sono. O sedentarismo também é um fator de risco para o surgimento de várias doenças, entre elas as cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo.

Saúde mental

A saúde mental está relacionada ao cognitivo, psicológico e ao emocional. É o equilíbrio entre emoções e sentimentos diante dos desafios, conflitos, mudanças e demais eventos da vida. Diante disso, é fundamental reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Não há uma definição oficial para saúde mental, isso acontece pois ela é subjetiva e está ligada à percepção que cada indivíduo tem da sua própria realidade. Mas, de toda forma, ela está relacionada ao bem-estar emocional e ao equilíbrio psicológico.

“O modo como lidamos com as emoções pode nos dizer muito sobre como está a qualidade da nossa saúde mental. O desequilíbrio e o estresse facilitam o surgimento de doenças mentais e outras. O equilíbrio é tudo. Manter a saúde mental não é tão simples quanto parece, pois vivemos situações de estresse, de incapacidade, limitações de doenças, e isso vai minando nossa saúde mental”, relata Fabiana.

A saúde mental está relacionada a vários fatores, como a nossa habilidade de lidar de forma positiva frente às adversidades e aos conflitos da vida, o reconhecimento e o respeito dos nossos limites e deficiências, e a nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com outras pessoas.

A saúde mental é muito mais do que a ausência de doenças e transtornos mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito e que todos nós possuímos limites e potencialidades. E por isso não devemos fazer comparações entre as pessoas, pois todos somos muito diferentes.

Saúde social

A saúde social está ligada à manutenção de uma relação saudável nos relacionamentos com a família, amigos, colegas, ambiente de trabalho e a comunidade de convívio em geral. É a capacidade de interagir com a sociedade.

Além do comportamento de cada indivíduo, depende da cultura e do coletivo. Sociedades mais solidárias tendem a apresentar níveis mais saudáveis de sociabilidade. Por outro lado, sociedades mais individualistas dificultam as relações entre as pessoas.

“Como seres sociais, temos a necessidade de apoio, reconhecimento e estima dos outros. As redes de apoio são fundamentais para manter a saúde equilibrada. A parte social é muito importante no dia a dia de todo ser humano”, pontua Andrew.

Transtorno de ansiedade

Hoje, a sociedade está cada vez mais ansiosa. Esse tipo de transtorno se caracteriza pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. As pessoas não conseguem focar no presente e sentem uma permanente tensão. Pode ocorrer com ou sem motivo aparente.

“Ansiedade, fobia e depressão não é algo que surge do nada, não é um vírus. De alguma forma você aprendeu a se comportar daquela maneira ou desenvolveu alguma reação a determinada situação ou acontecimento. Mas você pode dar ou criar novas opções de saída, para que o seu cérebro possa tomar novos caminhos”, descreve Fabiana.

A saúde financeira também é essencial para o bem-estar humano e exerce influência sobre todas as outras áreas da vida. Desde os recursos para cuidar do corpo e da mente até as condições para melhorar a qualidade de vida. Independentemente de ter pouco ou muito, é preciso ter organização para suprir suas necessidades, ter momentos de lazer, e poupar.

Outro ponto importante é a saúde intelectual, que é desenvolvida através de atividades culturais, aprendizagem, exercício da criatividade e outros. Não diz respeito apenas aos conhecimentos específicos, de trabalho. Está relacionado aos conhecimentos adquiridos ao longo da experiência de vida, da cultura, literatura, jogos e arte.

E quando falamos em saúde, não podemos esquecer da saúde espiritual, que está relacionada à nossa fé e crenças. “Para atingir o bem-estar espiritual, é preciso ter liberdade para exercer a fé, valores e propósito pessoal, seja por meio da religião ou filosofia. É a busca de sentido, de propósito, que dá significado à vida”, conclui Fabiana.

É necessário exercitar todas as áreas que formam a saúde completa. Sendo assim, algumas práticas para melhorar sua qualidade de vida são: dormir bem, praticar exercícios físicos, melhorar os hábitos alimentares, atentar aos sinais do corpo e da mente, exercitar um pensamento positivo e manter a hidratação em dia.

A professora Fabiana Prestes e o professor Andrew Silva Alfaro debateram esses temas na 2ª Maratona ECOS do Brasil, realizada pela Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter. Você pode acompanhar a gravação completa clicando aqui.

Foram 12 horas de palestras sobre meio ambiente, humanidades e saúde, visando ao controle da atual emergência ambiental. Todas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


1 thought on “Entenda os sinais da sua saúde física, mental, social e espiritual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *