Engenheiro da computação ensina como fazer bateria de celular durar 50% mais

Denise Becker – Estudante de Jornalismo

Autonomia é um dos critérios do consumidor na hora de adquirir um smartphone. A duração da bateria, por exemplo, tem se mostrado um fator decisivo no ato da compra, pois a capacidade de carga e durabilidade depende muito dos cuidados do usuário e varia conforme os modelos e marcas de aparelhos.

Estudos científicos esclarecem mais sobre o funcionamento de uma bateria de celular, como conservar e até um ranking dos modelos com mais autonomia. Entre os estudiosos do assunto está o engenheiro Ederson Cichaczewski, professor do curso de Engenharia da Computação da Escola Superior Politécnica do Centro Universitário Internacional UNINTER. Ele dá dicas valiosas para fazer a bateria render mais com o uso consciente da bateria em smartphones.

O professor ensina como o usuário pode estender a duração da bateria sem ter que deixar de usar aplicativos de sua preferência, e explica quais destes acessórios podem roubar a carga da bateria do aparelho. “Existem aplicativos assistentes que podem fazer isso, inclusive alguns são instalados de fábrica em algumas marcas de smartphones”, diz Ederson.

Em um trabalho da primeira disciplina de PBL (Problem Based Learning), do curso de Engenharia da Computação, orientado por Ederson, alunos fazem um comparativo entre o desempenho da bateria de três modelos de smartphones em diferentes situações de uso.

A produção acadêmica foi apresentada no congresso de iniciação científica CONTECC 2016, junto à 73ª SOEA (Semana Oficial da Engenharia e Agronomia). “O evento de âmbito nacional teve a participação de alunos da Uninter já no início do curso”, pontua Ederson. O artigo científico também foi apresentado no 1º Simpósio de Engenharia e Tecnologia Uninter, entre 9 e 11 de novembro deste ano.

As sugestões do professor podem fazer com que uma bateria possa durar até 50% mais tempo. “Pode ser difícil acreditar, mas ainda existem casos em que a bateria dura vários dias”, enfatiza Ederson.

Veja algumas dicas do engenheiro:

  1. Utilizar um aplicativo para limpar periodicamente as aplicações desnecessárias;
  2. Desabilitar os recursos do aparelho, quando não estiver em uso, como: GPS e Bluetooth;
  3. Em ambiente wi-fi, desabilite a rede de dados;
  4. Em ambiente externo, habilite a rede de dados e desabilite o wi-fi;

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *