Engenharias da Uninter focam na inovação em busca de soluções

Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo

Durante a última edição do Enfoc (Encontro de Iniciação Científica) na Uninter, em novembro, o grupo de trabalho “Engenharia, Tecnologia e Inovação” se destacou pelo aspecto inovador de muitos dos trabalhos apresentados. Seu objetivo foi evidenciar as inovações tecnológicas desenvolvidas pelas instituições de ensino, para que possam ser aplicadas no ensino dos diversos ramos da engenharia.

A coordenadora do grupo, professora Ana Carolina Tedeschi, comenta sobre a proposta de trabalho. “Observa-se, atualmente, que a tecnologia tem se desenvolvido rapidamente e a engenharia é responsável por grande parte desta evolução. Como a tecnologia se desenvolve frente à necessidade dos usuários, identificam-se processos inovadores para a busca de soluções”.

Ao todo, 31 trabalhos foram apresentados dentro desse GT, tratando de diversas temáticas, desde tecnologia de impressão 3D até processos de aproveitamento de biomassa como energia alternativa.

Um dos trabalhos de destaque foi o da aluna Leila Fabiola Ferreira, do curso de Engenharia da Computação, que desenvolveu um Biodigestor de Bancada Automatizado. A estudante falou sobre seu trabalho. “Os biodigestores são projetados com componentes, sensores e atuadores a fim de controlar o processo de biodigestão, de forma inicialmente automatizada”.

Leila também salienta a importância de apresentar o projeto durante um evento científico. “Além de promover a produção de energias renováveis, tivemos diversas dicas de quem já trabalhou com componentes semelhantes”. O trabalho de Leila foi desenvolvido num projeto de extensão do curso, que tem como objetivo usar a biomassa para a geração de gás combustível.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *