Enfermeira conta como é o atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19

Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Os profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, estão na linha de frente no combate à pandemia de coronavírus. Os riscos de contágio são permanente, devido ao contato direto com pacientes portadores do vírus.

Karen Regina Franco da Silva, enfermeira em Criciúma (SC), cursou pós-graduação em Auditoria em Saúde e atualmente faz a pós-graduação em Atenção ao paciente crítico: Urgência, Emergência e UTI, na Uninter. Ela está trabalhando no Centro de Triagem Coronavírus 24 horas, de Boa Vista, em Criciúma (SC).

A enfermeira faz um plantão de 12 horas na ambulância da Urgemed, clínica especializada em serviços de segurança, medicina do trabalho e ambulâncias 24 horas. Durante a pandemia do coronavírus, a empresa disponibilizou uma ambulância em ponto fixo para atender à população da cidade.

Karen relata que está tendo uma experiência marcante em sua carreira profissional ao poder ajudar e orientar as pessoas sobre a importância da prevenção ao coronavírus.

“Não é fácil, a roupa de proteção que uso durante o trabalho é bem quente, passo muito calor, a máscara chega a ser bem abafada. No início dá uma falta de ar, a máscara deixa marcas de hematomas, e as mãos ficam ressecadas devido ao uso de luvas”, relata Karen.

Segundo a enfermeira, as pessoas que chegam para atendimento estão muito abaladas, preocupadas com os sintomas. Por isso a equipe, enquanto coleta os dados para realizar o atendimento adequado ao paciente, também presta um apoio psicológico, tentando tranquilizar a pessoa.

A equipe de atendimento é composta por um médico, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e uma pessoa do serviço de apoio da higienização. Os profissionais sempre explicam aos pacientes que a higienização correta das mãos é a melhor forma de prevenção, além de respeitar o isolamento social.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Karen da Silva


1 thought on “Enfermeira conta como é o atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19

  1. enfermeira karen você além de ser uma profissional dedicada ,atenciosa e acima de tudo humana . nesse momento de pandemia eu como aluno da uninter tenho orgulho do seu trabalho que salva vidas e para que eu alcance meu objetivo na uninter procuro inspiração em pessoas como você que não mediu esforços para realizar seus sonhos profissionais. Parabéns que deus te cubra de benção nessa grande batalha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *