Enejor elege coordenador de jornalismo da Uninter para nova diretoria

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

O 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor) aconteceu entre os dias 20 a 22 de abril e teve participação importante de alunos e professores da Uninter. Com mais de 160 participantes de todas as regiões do Brasil, professores, pesquisadores e alunos puderam debater temas relacionados a qualidade do ensino, além da formação superior em jornalismo nas mais diversas realidades do nosso país. O evento foi realizado em Teresina (PI) na Universidade Federal do Piauí (UFPI) de forma presencial e remota, com atividades transmitidas ao vivo pelo canal da Associação Brasileira do Ensino em Jornalismo (ABEJ).

A ABEJ é uma organização de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino brasileiras, que visam defender a qualidade do ensino em jornalismo a partir da autonomia científica, acadêmica e teórica do jornalismo em relação a área da comunicação. A associação existe desde 2004 e surgiu primeiramente como Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ).

No encontro de 2022, foi aprovada a Carte de Teresina, importante documento onde constam alguns compromissos para o próximo ano dentro da ABEJ. Também foi realizado, paralelamente, o 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, com a participação de representantes de 33 cursos diferentes do país, além da entrega do prêmio ABEJ realizado na noite de abertura do evento.

De suma importância, no dia 22 foi eleita a nova diretoria da ABEJ que irá atuar durante os próximos dois anos, e a Uninter estará presente nesse próximo biênio ajudando a aumentar a qualidade do ensino em jornalismo no Brasil. Guilherme Carvalho, coordenador do curso de jornalismo, foi nomeado vice-presidente, assumindo assim, grande responsabilidade em um ambiente onde já passaram professores de referência na área, como José Marques de Melo, Sandra de Deus e Valci Zucoloto.

“É uma grande responsabilidade que eu estou assumindo por causa de todo o histórico da ABEJ e do que ela representa para os professores em jornalismo no Brasil, ao mesmo tempo em que também é um reconhecimento pelo papel que nós temos cumprido na Uninter, o que significa então que os colegas nos veem como uma referência no ensino. Para mim é o reconhecimento desse trabalho que a gente tem desenvolvido no âmbito profissional, não só no âmbito da associação, mas como professor também, e daí não é só eu, mas toda a equipe de professores da instituição. A minha eleição é o reconhecimento desse trabalho que tem sido feito no curso não só por mim, mas pelos colegas e pelos alunos. Então para mim é uma conquista coletiva”, ressalta Guilherme.

Além do coordenador, outro colaborador da instituição assumiu cargo na diretoria da ABERJ em 2022. Alexsandro Teixeira Ribeiro, professor de jornalismo da Uninter, assume papel no Conselho Fiscal.

Menção honrosa

Também foi realizado no encontro desse ano o 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Foram 62 trabalhos apresentados, divididos em 6 grupos e, em cada um deles, um trabalho recebeu menção honrosa. A Uninter também contou com esse destaque com o trabalho A experiência da produção remota do Uninter Informa, com o qual a instituição recebeu a menção no grupo Produção laboratorial eletrônicos e impressos.

“É uma conquista muito importante e relevante que demonstra a qualidade da produção acadêmica laboratorial dos alunos e dos professores. E essa menção honrosa é um reconhecimento não só a mim e ao Mauricio, mas à equipe que produziu no ano passado e que certamente vai render outros frutos, porque a gente tem a continuidade do projeto, com uma equipe muito engajada participando ali”, relata Guilherme.

Mauricio Geronasso, aluno responsável por apresentar o trabalho, participou de uma mesa de debate de exposição de ideias e perspectivas quanto ao jornalismo nas modalidades rádio e impresso. Ele expos o material junto de demais trabalhos de todo o Brasil.

“O intuito foi mostrar que a gente conseguiu agregar valores de alunos do Brasil inteiro em um programa de audiência nacional, que pode ser acessado no Spotify e outros agregadores de áudio, e que a gente conseguiu entregar um produto de qualidade e de utilidade para a sociedade. Quanto à menção honrosa, foi uma surpresa muito grande e eu jamais esperaria esse tipo de menção de prêmio, não foi nem intuito estar participando para receber alguma coisa, ainda mais sendo o meu primeiro encontro nacional de ensino de jornalismo”, retrata Maurício.

Também participam do projeto Uninter Informa os alunos Paulo Pessôa de Andrade Neto, Camila Sehn, Alanna Della Possa, Eduardo Igor, Karla Marcolin, Cristiano Nascimento, Jairo Winck, Renata Cristina, Maico Batista, Marcel Oliveira, e Cláudio Sampaio.

O 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo está disponível no Youtube, e para conferir, basta clicar aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *