Egresso da Uninter é aprovado em segundo lugar em concurso público de Florianópolis

Autor: Waliston Alves - estagiário de jornalismo

Guilherme Adilson de Freitas, 30 anos, egresso do curso de Bacharelado em Geografia da Uninter, foi aprovado recentemente em concurso público para Geógrafo realizado pela Prefeitura do Município de Florianópolis, Santa Catarina, conquistando o segundo lugar na classificação geral.

Ao recordar sua história e os caminhos trilhados para a realização da prova, Guilherme relata que o processo de preparação para o concurso foi desafiador e até desgastante.  “Eu trabalhava 40 horas semanais, cursava a graduação de Geografia e estava com filho recém-nascido em casa. Para me preparar para o concurso, busquei realizar um quadro-horário de estudos, conciliando o tempo de estudo com o trabalho e os cuidados com a família”, enfatiza.

Ao tirar férias do antigo trabalho, o jovem, ao invés de descansar, aproveitou para dobrar sua carga horária de estudos e dedicar-se aos temas previstos no edital, ampliando ainda mais sua base teórica. Realizou alguns cursos de extensão ofertados pela Uninter, que, segundo ele, contribuíram bastante na preparação para a prova. E tamanha dedicação não parou por aí, para estudar as disciplinas previstas no edital que não eram correlatas às do Bacharelado em Geografia, como português, lógica e informática, Guilherme se matriculou em um cursinho preparatório com o objetivo de complementar seus conhecimentos.

Como resultado de bastante persistência, dedicação e, sobretudo, períodos intensos de estudos, Guilherme alcançou com sucesso a tão almejada aprovação com excelente classificação. “Fiquei muito surpreso e satisfeito com o resultado. Na ocasião eu estava em casa, de férias do antigo trabalho, o que foi ótimo, pois pude comemorar e aproveitar o momento com a família”, conta.

Sobre as atribuições do cargo que ocupará, ele destaca que “serão realizadas ações de preservação/ conservação ambiental, saneamento básico, gestão de resíduos e planejamento urbano”.

Dicas para o sucesso

Para aqueles que, a exemplo de Guilherme, buscam ter sucesso em concursos, o jovem compartilha sua experiência para auxiliar durante todo o processo de preparação e estudos. “A primeira dica que eu daria é para o aluno basear seu estudo no edital de abertura do concurso, pois esse documento descreve exatamente toda a matéria que poderá ser cobrada na prova”, comenta.

A segunda orientação do geógrafo é ficar atento às provas realizadas em concursos anteriores. “Indicaria para o aluno analisar detalhadamente e refazer as provas anteriores do concurso em que deseja ser aprovado, bem como outros concursos da banca examinadora que irá confeccionar a prova, pois, pelo que percebi, as bancas seguem os mesmos padrões de questões e formas de avaliação”, detalha.

Como último conselho, aponta a importância de se preparar um ambiente adequado, que contribua para a concentração do candidato, como também planejar os momentos de estudos detalhadamente em um quadro-horário.

A diretora do polo, Adriana de Abreu, cita que a infraestrutura também está à disposição dos(as) estudantes que desejam se dedicar ao universo dos concursos. “Minha orientação é muita dedicação em seus estudos, também ofereço nossa biblioteca do polo para eles virem estudar e pegar alguns livros emprestados, se precisarem; temos vários livros dentro da área pública, do curso de Gestão Pública, que os alunos podem utilizar para estudar para concursos públicos”, salienta. Adriana ainda encoraja o recém-aprovado no concurso: “não pare de estudar, os estudos são um caminho constante e que nos levam sempre aos nossos sonhos”.

Formação acadêmica de impacto social

De acordo com Guilherme, um dos fatores determinantes para a sua aprovação no concurso, foi o Bacharelado em Geografia da Uninter. “Me proporcionou uma sólida base de conhecimentos geográficos e uma motivação imensa em exercer a profissão de geógrafo. A cada disciplina concluída, sentia que havia escolhido a profissão correta e que estava no caminho certo rumo à realização profissional”. Reitera ainda que “o pensamento crítico e competências adquiridas durante uma boa formação acadêmica proporcionarão uma melhor capacidade de resolução dos problemas da sociedade”.

Importante ressaltar que o ex-acadêmico foi destaque na defesa de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada em 7 de abril de 2022, abordando um tema bastante atual no cenário político internacional com o trabalho intitulado o “O Resgate da Teoria do Heartland de Mackinder no entendimento do conflito Russo-Ucraniano”.

“Tenho convicção de que as metodologias e técnicas de pesquisas que utilizei durante a produção do TCC me deram uma base muito importante para as pesquisas e estudos ambientais que desenvolverei no cargo de geógrafo”, comenta.

Devido à relevância e atualidade do tema defendido em seu trabalho de conclusão, os professores Otacílio Paz e Mariana Andreotti, que avaliaram seu TCC, informaram ao egresso que o artigo produzido por ele, teria condições de ser publicado em uma revista científica. “Logo após isso, o professor André Frota, responsável pelo Caderno Intersaberes da área de Geociência, entrou em contato comigo e me passou algumas informações sobre a publicação e sobre a referida revista”. Guilherme ainda reiterou seu interesse em publicá-lo, após aprimorar o texto. “Farei alguns ajustes para complementar e adequar o trabalho aos padrões da revista e tentarei submeter para publicação”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Waliston Alves - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Egresso da Uninter é aprovado em segundo lugar em concurso público de Florianópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *