Encontro reúne estudantes e egressos dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão de Saúde Pública

Autor: Nayara Rosolen - estagiária de jornalismo

 

Nem só de conteúdos teóricos e aulas interativas mediadas por um computador se vive o ensino a distância. A troca presencial entre os alunos também é muito importante para aqueles que buscam ingressar e crescer no mercado de trabalho. A coordenação dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão de Saúde Pública da Uninter promoveu um encontro no dia 05.mar.2020, no campus Divina, para a interação e o networking entre estudantes e egressos. Segundo a coordenadora, Ivana Busato, é uma ideia que partiu dos próprios alunos.

“O que a gente quer é que mesmo um curso que é na modalidade a distância possa trazer vivências para o aluno. Eles sentem essa necessidade de interagir entre eles. Então, além desses encontros, também queremos fazer visitas técnicas. Queremos conversar com os alunos sobre essas possibilidades que engrandecem e enriquecem toda a carreira profissional deles”, conta Ivana.

Aqueles que não puderam comparecer pessoalmente tiveram a oportunidade de acompanhar todo o evento e interagir por uma live transmitida na página da Uninter  no Facebook. Além disso, vários egressos mandaram recados através de mensagens e vídeos, compartilhando a experiência profissional que têm tido após a formação e falando sobre a realidade do mercado na sua área. Ivana diz que “tudo é estímulo, tanto para aqueles que estão cursando, quanto para os que já se formaram”.

A ex-aluna Silvani Alves, 48 anos, que se formou em 2018, atua como supervisora de pré-internamento no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, e pretende fazer pós-graduação na área de auditoria em saúde. A profissional estava bastante empolgada com o evento: “É interessante pelas informações compartilhadas. Eu vim com muita sede de conhecimento”, comenta.

Bruno Bueno, 20 anos, está no último período do curso de Gestão Hospitalar e já trabalhava na área antes de ingressar no curso superior. O aluno diz que optou pela formação ao encontrar dificuldades na gestão. “Eu descobri muitas coisas. Agora, finalizando o curso, tenho uma visão macro do que acontece no hospital para solucionar todos aqueles problemas que eu encontrava. O curso é excelente, é bem teórico e tem a prática funcional, então tudo o que você aprende é bem aplicado no ambiente hospitalar”, explica.

O evento também contou com uma palestra de Vlademir Feijó Gonzales, diretor do Sindicato dos Hospital e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (SINDIPAR), que abordou questões de gestão de recursos humanos.

Para os alunos, a palestra de um profissional experiente ajuda a ter uma visão do mercado atual. “Achei bem interessante. É um parecer de como está hoje a profissão tanto da gestão quanto da saúde pública, dados que a gente não tem”, diz Daniel Lima, aluno do terceiro período de Gestão de Saúde Pública.

Segundo Ivana, dois encontros foram programados para os alunos este ano. Neste primeiro encontro, todos os estudantes dos dois cursos foram convidados, mas os assuntos foram focados mais na área de Gestão Hospitalar. Já em agosto, o segundo encontro será centrado no curso de Gestão de Saúde Pública. Sempre com a presença de egressos, compartilhando as vivências da profissão, e de um profissional especialista que possa aprofundar os conhecimentos.

Desde que iniciou, em 2014, o curso de Gestão Hospitalar já formou 395 profissionais e está presente em 420 dos mais de 800 polos da Uninter, espalhados por todo o Brasil. Já Gestão de Saúde Pública, um pouco mais recente, tem em torno de 115 alunos formados desde 2016. Ambos contam com a nota 5 no reconhecimento dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - estagiária de jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lucas Vasconcelos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *