Embrapa lança manual de rotulagem de alimentos para os consumidores

Rato de laboratório

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, em fevereiro deste ano, o Manual de Rotulagem dos Alimentos. A ideia surgiu para o benefício da população, que poderá escolher melhor os alimentos que consome.

O Manual de Rotulagem dos Alimentos mostrará todos os componentes dos alimentos como valor energético, glúten, carboidratos, presença de transgênicos, gorduras saturadas, conservantes, corantes, entre outros. Apesar disso, a real preocupação é a de que o consumidor conheça a origem dos produtos.

A rotulagem de produtos é obrigatória no Brasil a partir da entrada dos transgênicos no mercado. Esses produtos causaram grande polêmica no mundo quando estudos começaram a relacionar os alimentos geneticamente modificados, com a presença de doenças.

Por outro lado, as empresas que promovem as alterações genéticas afirmam que serão esses alimentos, resistentes às condições naturais, velozmente reprodutíveis e até mais nutritivos, que conseguirão acabar com a fome no planeta.

Rodrigo Berté, diretor da Escola Superior de Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Humanidades da UNINTER e estudioso do assunto afirma que “o Manual da Embrapa surge como uma ferramenta que nos permite refletir sobre essa indústria. A informação é sempre meio caminho andado rumo às mudanças”.

A maior das preocupações é a de que os transgênicos estão presentes na alimentação do brasileiro há pouco tempo e isso acarreta problemas na identificação de patologias, como o câncer por exemplo. “É necessário ficar atento pois não temos pesquisas que avaliam os efeitos sobre a saúde humana dessa e das próximas gerações de consumidores que utilizam tais produtos” comentou Berté.

O problema se estende até às empresas que utilizam da agricultura modificada geneticamente para promover uma dependência comercial entre o agricultor e os manipuladores dos genes no alimento.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *