Em tempos de home office, saber gerenciar o tempo é fundamental

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Desde quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia, no mês de março de 2020, muito mudou na rotina de praticamente toda a população. Uma das maiores mudanças veio na forma de trabalhar. O trabalho remoto foi a opção escolhida por muitos empregadores para manter seus colaboradores na ativa, ao mesmo tempo em que se respeitam as medidas de isolamento social.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) no mês de abril, com 139 empresas de pequeno a grande porte, mostrou que 46% destas adotaram o home office para dar continuidade a suas atividades. Mas, no meio de todas estas mudanças, como manter horários distintos para todas as atividades que agora se encontram no mesmo ambiente?

“Como gerenciar o seu tempo para produzir e manter a saúde mental e física” foi o tema da palestra realizada no dia 24.set.2020, durante o I SIPAT 360º Semana de Qualidade de Vida no Trabalho com equilíbrio emocional. O evento contou com os esclarecimentos da psicóloga Luana Stuart e com a moderação de Elisandra Wolski e Rosilaine Morfinato, do setor de Gestão de Pessoas da Uninter.

Em sua palestra, Luana proporcionou um olhar sobre a importância do gerenciamento do tempo, principalmente no momento atual. “A pandemia nos trouxe consequências emocionais, tivemos mudanças intensas e, para nos proteger, tivemos que nos isolar, o que trouxe várias consequências para a nossa vida”, relata.

De início, a psicóloga tratou de assuntos como estresse e ansiedade, explicando cada situação e como esses sentimentos se comportam principalmente em época de isolamento. Entender como ambas as emoções funcionam é essencial para manter o equilíbrio de corpo e mente. Além disso, a gestão de tempo também contribui na autopercepção, autoestima e qualidade de vida.

Entre muitas dicas, Luana destaca que para ter uma gestão de tempo eficiente devemos conhecer, planejar, gerenciar, avaliar e aprimorar as nossas atividades do dia a dia.

“A gente tem que se conhecer em relação aos nossos aspectos pessoais. Como eu sou? Como eu funciono? É o autoconhecimento, saber qual o tempo que eu gasto para elaborar um determinado serviço, quanto tempo eu levo para preparar a minha alimentação. E também conhecer mais como que eu lido com atividades novas na minha vida”, comenta Luana.

Pode não parecer simples aprender a gerenciar o próprio tempo no início, mas existem diversas ferramentas que auxiliam nesse processo. Hoje, existem meios que podem nos ajudar. Programas digitais, aplicativos, e até a velha agenda de papel contribuem para colocar a rotina em ordem, basta procurar e escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade. Na hora de planejar, é aconselhável colocar todas as atividades diárias, desde o conteúdo de trabalho, o lazer, e o horário de descanso.

Luana ressalta ainda que devemos considerar alguns fatores para gerenciar o tempo, como as janelas de tempo, atividades fixas, atividades móveis, urgências, emergências e pausas. “O ideal é fazermos descansos de 15 minutos a cada hora trabalhada, dessa forma, terminamos nosso dia com mais energia e sem atingir o cansaço”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *