Em expansão internacional, Uninter inaugura polo em Madri

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

O gerente de negócios internacionais, Fabiano Ozique, o reitor, Benhur Gaio, e o diretor acadêmico, Glavio Leal Paura, na inauguração do polo em Madri

Localizado em região empresarial e moderna, no meio de uma das maiores avenidas da cidade, a Paseo de La Castellana, o polo da Uninter em Madri (Espanha), foi inaugurado no dia 5 de maio de 2023, na presença do reitor Benhur Gaio. De acordo com o reitor, o intuito da expansão internacional é atingir o maior número possível de estudantes brasileiros e promover atendimento na formação de graduação e pós-graduação.

“Acreditamos que os brasileiros terão acesso ao polo de uma forma muito objetiva, até porque o sistema de transporte em Madri é de primeiro mundo. E as condições do polo atendem plenamente [a Portaria 11 do MEC, que estabelece normas para a oferta de cursos superiores a distância], tanto na questão do espaço físico quanto da tecnologia envolvida. Na questão dos computadores, biblioteca, os laboratórios portáteis que estão lá já à disposição dos alunos, assim como a área de convivência”, garante o reitor.

Gaio pondera que o processo de expansão internacional ainda é “muito inicial” e remete ao que a instituição passou no Brasil há mais de 20 anos com a implantação da educação a distância (EAD), com as dificuldades e necessidades contínuas de melhorias. No entanto, o reitor diz que a instituição já se posiciona como a que tem polos na maior diversidade de países do exterior.

Ele acredita que isso se dá graças ao “excelente trabalho” realizado pela equipe do departamento de Internacionalização da Uninter, comandada pelo diretor executivo Raul Picler, com o gerente de negócios internacionais Fabiano Ozique, o diretor acadêmico Glavio Leal Paura e os demais colaboradores.

Também está na perspectiva futura atender não somente brasileiros, mas também na formação de pessoas naturais dos países onde os polos se encontram, com a validação dos diplomas. Segundo Gaio, isso já acontece nos Estados Unidos, com a validação de diplomas pelas agências certificadoras americanas. Já existem projetos de atuação profissional na área de licenciaturas nas escolas americanas, por exemplo. O reitor revela ainda que em Madri também há uma parceria da instituição com o consulado em fase de elaboração e implementação.

“Eles querem, de forma muito presente, que os filhos de brasileiros continuem estudando a língua materna, então estamos nos engajando nesse projeto, porque eles têm poucos professores de língua portuguesa. As pessoas que fazem nossos cursos, serão professores de filhos de brasileiros, para que não se perca esse vínculo. Temos muitos exemplos de filhos de brasileiros que já estão perdendo com o passar do tempo, porque a língua hispânica é muito forte, no sul dos Estados Unidos principalmente”, conclui.

Em Madri, Gaio visitou a Casa do Brasil, que oferece apoio e moradia a estudantes e pesquisadores brasileiros, localizada próximo à cidade universitária. Local onde o próprio reitor morou por seis meses, enquanto realizava o pós-doutorado na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). A instituição é uma parceira de divulgação da Uninter “por ser um polo de reunião de brasileiros que estão interessados em ensino e qualificação profissional”, conta.

Encontros com autoridades acadêmicas

Durante a viagem, o reitor participou de encontros acadêmicos com outras autoridades universitárias. No dia 7 de maio, se deslocou à cidade de Valência para se reunir com reitores de 15 centros universitários brasileiros, que estão em busca de maior representatividade das instituições junto aos órgãos oficiais.

Já entre os dias 8 e 10 de maio, o reitor esteve no 5º Encontro Internacional de Reitores da Universia, que é parte do apoio do Banco Santander, comprometido com “o progresso rumo a uma sociedade mais sustentável, inclusiva e equitativa”. O evento teve como tema Universidade e Sociedade, e o debate aconteceu em torno de três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; e redes de interconexão entre as universidades. Cerca de 700 reitores do mundo todo participaram.

“A Uninter é muito respeitada nas reuniões que eu participei com os reitores brasileiros, pelo seu tamanho, pela seriedade com que desenvolve seus trabalhos, focada na qualidade da aprendizagem, pelos nossos projetos que sustentam o processo de aprendizagem também. O nosso ambiente virtual de aprendizagem, o Univirtus, é muito elogiado. Nosso projeto da Editora Intersaberes, com a publicação de livros, também é muito elogiado pela qualidade e resultados que obtemos nas avaliações do MEC”, afirma o reitor.

Gaio salienta que a instituição é reconhecida pela preocupação em manter a qualidade e que, apesar de ser uma sociedade anônima, a Uninter não coloca o resultado empresarial acima de tudo. “O nosso mantenedor, o professor Wilson Picler, tem esse direcionamento estratégico pela qualidade”, complementa.

“Não é fácil atingir e manter níveis de qualidade ao longo do tempo. A sobrevivência da instituição está diretamente relacionada com isso. O nosso mantenedor entende e direciona todos nesse sentido”, conclui o reitor.

Na edição do programa Conversa com o reitor, do dia 5 de maio, Gaio fez a apresentação direto de Madri, ao lado de Fabiano Ozique. Confira na íntegra.

Polo de Madri

Endereço: Paseo de La Castellana, 77, entrada pelo WeWork.

CEP: 28046

E-mail: [email protected]

Site para inscrições e mais informações: www.unintereuropa.com

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Em expansão internacional, Uninter inaugura polo em Madri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *