Em Curitiba, Marcos Bagno fala sobre a influência da língua portuguesa brasileira

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

No último dia 07 de outubro, o Centro Universitário Internacional UNINTER recebeu o professor, autor e linguista, Marcos Bagno, para um bate-papo com a coordenadora da Licenciatura em Letras, Paula Cristina dos Reis. Na ocasião, Bagno falou sobre a língua portuguesa brasileira, o preconceito linguístico e ressaltou a necessidade de se criar e implementar uma política linguística no país.

Segundo ele, o planejamento linguístico é uma ação de vários agentes, todos preocupados com a existência e conservação das línguas não-oficiais. A política auxiliaria também na difusão da Língua Portuguesa brasileira pelo mundo. No entanto, ressalta que o primeiro passo é entender a influência da língua, da história do país e das suas etnias. “A história do português brasileiro é muito rica, porém bastante complexa, pois envolve diversos fatores humanos e variadas etnias. São mais de 190 tipos de línguas faladas no país. Ou seja, o português brasileiro é uma colcha de retalhos”, compara.

Bagno também destacou o desejo de transformar o estudo e o ensino da língua em um debate sobre o momento social e, especialmente, sobre a situação sociolinguística do Brasil. Pois, classifica a linguagem como instrumento muito influente. “De todos os mecanismos de controle e coerção social, a linguagem talvez seja o mais complexo e sutil”, afirma.

Esses e outros temas são debatidos em algumas de suas obras como: Preconceito Linguísticos, o que é, como se faz; A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira; e A Língua de Eulália. O autor possui mais de 30 títulos publicados, na área de sociolinguísticaliteratura infanto-juvenil e ensino de português no Brasil.

A palestra estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e em breve estará também na página do facebook do curso de Letras.

Edição: Andressa Rosa

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *