Ele superou 5 mil km em 55 dias na maior corrida do planeta

Autor: Evandro Tosin - Assistente de produção multimídia

Foram 55 dias, 1 hora, 43 minutos e 16 segundos de corrida. Sim, você leu direito, de corrida. Esse foi o tempo da ultramaratona de 5 mil quilômetros completada por Cleberton Souza Oliveira, gestor do polo da Uninter de Itaboraí (RJ), que conquistou o terceiro lugar no 15º Festival Internacional de Ultramaratona. O pódio contou ainda com o romeno Nicolae Buceanu (primeiro lugar) e o polonês Pawel Zuk (segundo).

A competição ocorreu em Atenas, Grécia, entre 16.01.2020 e 16.03.2020. Após desembarcar em solo brasileiro, no último dia 18, Clebertou começou a transformar sua trajetória em livro. Ele já tem uma obra publicada, intitulada “Como treinei, corri, venci, e me recuperei da 1000 Km Brasil: tornando-se o primeiro sul-americano a ter quatro dígitos no currículo”.

Para esse novo livro que está elaborando, escolheu um título especial: “5.000 km ao Deus desconhecido”. A inspiração surgiu no local onde ele levantou o troféu, o Partenon, templo construído na Grécia antiga em homenagem à deusa Atena.

Para Cleberton, a experiência desta corrida quebra paradigmas e muitos estudos sobre o corpo humano, que ele abordará no livro a partir de sua vivência. “Quero relembrar momentos de dificuldade, com dores no tendão, e a forma como o corpo se recuperou sozinho, mesmo lesionado”, descreve. Com seu tempo, ele bateu os recordes das três Américas: do Norte, do Sul e Central.

O livro contará ainda com dicas para atletas, orientações da equipe multidisciplinar que acompanhou o maratonista, registro de tempos, estatísticas de performance dos atletas, gráficos e material didático. Cleberton acredita que esse conteúdo poderá ser usado em pesquisas científicas.

A obra ainda terá orientações de treinos e contará com um leitor de QR Code, que oferece um canal exclusivo de acesso ao treinador Carlos Zuma, para tirar dúvidas sobre a corrida. “Construí um material que a gente possa utilizar na grade de Educação Física da Uninter”, explica o atleta. Agora, é se preparar para a próxima corrida.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente de produção multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Cleberton Souza Oliveira


1 thought on “Ele superou 5 mil km em 55 dias na maior corrida do planeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *