Egresso da Uninter obtém maior nota do Enade em Filosofia em 2021

Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismo

“Uma vida sem desafios, não vale a pena ser vivida”. Esta é uma frase de um dos principais filósofos gregos, Sócrates. E por que não, inspirado na filosofia grega, passar por um desafio que melhore e amplifique seus conhecimentos no ensino superior? É assim que a prova do Enade funciona e foi desse jeito que mais uma vez um egresso da Uninter se destacou no exame.

Thiago Henrique Melim Brando, natural da cidade Lages-SC, de 22 anos, é egresso do Bacharelado em Filosofia e conquistou a maior nota entre os alunos concluintes de Filosofia de todo o Brasil.

Curiosamente, a sua trajetória bem-sucedida na área começou em um momento de crise. Aos 17 anos, surgiu a curiosidade de compreender temas mais complexos da vida. Os questionamentos o levaram a crises existenciais e assim buscou ajuda psicológica. Foi ao longo do tratamento que acabou se interessando pela Filosofia, ao buscar compreender a que área gostaria de se dedicar na sua vida.

E claro que o bom desempenho no Enade não foi obra do acaso, mas fruto da dedicação do estudante durante todo o curso. “O professor Cicero Manoel Bezerra, coordenador da área de humanidades, falou que a gente não precisava se preocupar, porque o Enade cobra as competências do curso. Então, eu já me sentia bastante preparado porque já tinha estudado bastante”, avalia.

Para garantir o aprendizado nesse processo, Thiago também destaca a qualidade de ensino oferecida pela instituição. “O material do curso da Uninter é muito bom. Os livros e as aulas são muito bons”, revela o aluno, que reforçou sua preparação com simulados.

Agora, graças ao desempenho na prova, o aluno conquistou uma bolsa de 100% para uma pós-graduação na Uninter. Além disso, inspirado pela mãe que atuava como educadora, Thiago pensa em trabalhar na docência para seguir compartilhando seu conhecimento. É o que ele já faz por meio do seu canal do Youtube, o projeto Athena no qual aborda temas relacionados aos mais diversos conhecimentos.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem a função de manter a qualidade de ensino das universidades. Graças ao desempenho dos seus alunos, a Uninter tem tido uma boa avaliação no exame, o que se reflete no Conceito Preliminar dos Cursos (CPC) e, consequentemente, no Índice Geral de Cursos (IGC) da instituição.

As boas notas no ENADE podem garantir valorização do diploma do estudante no mercado de trabalho, resultados diferenciados em vagas de trabalho e também favorecer o reconhecimento no seu próprio curso. Além de mostrar para a sociedade que o estudante está pronto para o mercado de trabalho, o Enade também é critério para definições de bolsa ou financiamento estudantil do governo.

A exemplo de Thiago, egressos de outros cursos da Uninter já se destacaram como melhor nota no Brasil: Gestão Pública em 2018, Gestão Financeira em 2015, Processos Gerenciais em 2012 e Gestão da Produção Industrial em 2009.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Egresso da Uninter obtém maior nota do Enade em Filosofia em 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *