Egressa da Uninter ganha bolsa para empreender em Portugal

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

Morar fora do país e tornar-se empreendedor. Não são poucos os jovens brasileiros que sonham com essas coisas. A egressa da Uninter Laura Gomes da Silva, do curso de MBA em Gestão de Eventos, vai realizar os dois de uma vez só: ganhou uma bolsa para empreender em Portugal.

A jovem foi morar no país europeu, em Covilhã, logo após concluir o curso em 2016. A oportunidade de empreender em Portugal surgiu a partir da inscrição no StartUp Voucher, uma iniciativa da StartUp Portugalempresa responsável por promover o incentivo a projetos empresariais em fase de ideia.

Laura é jornalista e doutoranda em Ciências da Comunicação. Ela desenvolveu uma iniciativa em parceria com a colega de mestrado Manoela Nogueira. Por terem interesse na área de turismo, resolveram criar a PYX Comunicação, uma plataforma com cursos de comunicação turística e consultorias. O projeto tem como objetivo ajudar empreendedores do turismo a melhorarem a comunicação de seus negócios.

Na inscrição do projeto, Laura e Manoela apresentaram a ideia em um pitch (fala concisa, empregada para vender uma ideia) e foram aprovadas, conquistando duas bolsas, o que garantiu dedicação exclusiva para iniciar as atividades para o empreendimento.

Segundo Laura, a mudança para Portugal aconteceu porque ela “sempre quis estudar fora do Brasil e já tinha feito intercâmbio durante a faculdade”. Quando decidiu continuar os estudos, pesquisou as opções de mestrado no país europeu e foi aprovada para entrar na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã. “Lembro que embarquei para Portugal poucos dias depois de buscar o meu diploma na Uninter”, conta.

Foi no mestrado que Laura conheceu Manoela. A empreendedora diz que morar em Portugal foi um fator determinante na iniciativa, já que o país possui um forte setor turístico. “Como eu havia pesquisado sobre comunicação/jornalismo e turismo em Portugal, para o mestrado, já tinha algum conhecimento sobre o tema. Assim, eu e a Manoela decidimos trabalhar com a comunicação turística para unir os nossos conhecimentos e ajudar os empreendedores do setor. Como o turismo não é um produto tangível, a comunicação é fundamental em todo processo que o compreende. A PYX existe para facilitar essa comunicação”, ressalta.

Embora Laura seja jornalista, sempre teve interesse pela área de turismo. Quando escolheu fazer o MBA em Gestão de Eventos na Uninter, procurou escolher conteúdos que estivessem relacionados ao setor turístico. “Fazer este MBA me fez perceber que eu queria trabalhar nesta área. Lembro que uma das disciplinas falava muito sobre turismo, e que foi uma das matérias que mais gostei no meu percurso acadêmico. Na época, as aulas sobre finanças foram difíceis, hoje vejo os conhecimentos aplicados na minha rotina. Sou grata por já ter estudado estes assuntos antes de ter que trabalhar com eles”, salienta a empreendedora.

Através do apoio do StartUp Voucher, elas estão sendo cofinanciadas pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Compete 2020, Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu (FSE). A participação na iniciativa também garantiu a incubação do projeto e a escolha de um mentor para auxiliar a dupla. O negócio está dando tão certo que elas foram aceitas na segunda fase do StartUp Voucher, na qual se encontram atualmente.

O programa conta com três fases, e em cada uma é necessário passar novamente pelo processo de avaliação. Os projetos que são aprovados em cada fase recebem um prêmio em euros, que é um incentivo para adquirir os bens necessários para dar andamento no negócio. Os empreendimentos que conseguem chegar ao final da terceira fase recebem o apoio necessário para se tornarem empresas.

Até o momento, Laura e Manoela lançaram uma aula gratuita sobre comunicação turística com o objetivo de enfatizar a importância da comunicação para o setor. O vídeo, que está disponível no canal da PYX Comunicação no Youtube, conta com mais de 200 visualizações e aborda conceitos de turismo e comunicação, além de exemplos de comunicação turística.

“Nossa expectativa com a PYX Comunicação é realmente conseguir ajudar os empreendedores a melhorarem a comunicação dos negócios. É isso que nos motiva. Para isso, estamos criando cursos livres de curta duração e com foco na prática. A nossa intenção é lançar os cursos na nossa plataforma em outubro, junto com o início das consultorias. Também queremos lançar mais aulas gratuitas com diferentes temas”, conclui Laura.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


1 thought on “Egressa da Uninter ganha bolsa para empreender em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *