Educação, um campo em que as mulheres provam que todo dia é o dia delas

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Todos os anos, no mês de março, muito se fala sobre valorizar a mulher e o seu trabalho, sobre respeito e direitos. Apesar da importância simbólica do Dia Internacional da Mulher (8 de março), é preciso colocar o discurso de igualdade na prática no nosso dia a dia. Desde 2010 as mulheres são a maioria da população brasileira. Elas também têm uma expectativa maior de vida do que os homens.

Na Uninter, um setor em particular é composto quase totalmente por colaboradoras. Na Secretaria Acadêmica trabalham 76 mulheres e apenas 2 homens. A gestora da área, Simone Ramos de Oliveira, tem um jeito especial de lidar com elas. Todos os dias, envia mensagens de empoderamento e reconhecimento, além de incentivá-las a estudar e a buscar aprimoramento.

A educação sempre teve um papel central na história de Simone. Ela lembra das dificuldades enfrentadas em sua primeira graduação, em administração de empresas, no final da década de 1990. “Na época, meu salário dava para pagar a mensalidade e não sobrava muita coisa, mas valeu a pena”, recorda.

Durante a formação havia uma disparidade de gênero, tanto entre os alunos quanto entre os professores. As colegas de classe eram poucas, e ela só teve uma professora durante os quatro anos de graduação, realidade que mudou na especialização em Planejamento e Gestão Estratégica. Durante a pós, realizada entre 2005 e 2006, havia a mesma quantidade de homens e mulheres ministrando as aulas, e também como estudantes.

Seus outros cursos foram via educação a distância (EAD), por isso Simone não saberia estimar a diferença de gênero nesses casos. Mas, ao fazer um levantamento dos formandos da Uninter, ficou contente ao ver que as mulheres lideram em todos os níveis de ensino na instituição, como é possível ver no gráfico abaixo.

 

Em âmbito nacional, as mulheres são maioria na educação superior brasileira. Simone Ramos associa o aumento de mulheres nas universidades ao espaço cada vez maior que elas vêm conquistando no mercado de trabalho. “Você vê as mulheres buscando uma melhor formação. Acredito que seja pelo posicionamento da mulher no mercado de trabalho, que tem tido um crescimento e uma melhoria, pela conquista de espaço e de estarem alcançando mais cargos de gestão”, explica a gestora.

A equipe de gestão da Secretaria Acadêmica é formada toda por mulheres desde de 2010, quando Simone assumiu a chefia do departamento com o apoio das companheiras. Desde que ascendeu ao cargo que ocupa hoje, o departamento passou por mudanças, mas o apoio e o companheirismo entre as integrantes da equipe permanecem fortes.

Simone lembra, emocionada, de quando a Secretaria saiu do centro de Curitiba e mudou para a cidade vizinha de Campo Largo, em 2013. Nesta transição, boa parte da equipe foi realocada, e algumas colaboradoras optaram pelo desligamento da empresa devido à distância. Ela recorda de como foi importante estar com aquelas mulheres, e como todas se ajudaram ao longo dos 10 anos que passaram trabalhando juntas.

Hoje, a gestora é grata por todo o investimento que fez em educação ao longo dos anos, e por ter conseguido passar por todas as dificuldades de fazer sua segunda graduação, em Processos Gerenciais na Uninter, na modalidade EAD. Também é agradecida por ver em sua equipe um sentimento de irmandade: “É como se fossemos uma família, todos estão empenhados no bem do outro”, pontua.

Simone deixa um recado especial para as mulheres neste mês: “A grande chance que nós temos na nossa vida é através da educação. Às vezes, algumas pessoas têm sorte, mas investir em educação sempre dá retorno”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo


1 thought on “Educação, um campo em que as mulheres provam que todo dia é o dia delas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *