Educação a distância se consolida na pandemia

Autor: Kethlyn Saibert e Daniela Mascarenhos - Estagiárias de Jornalismo

De acordo com o Censo da Educação Superior, as matrículas dos cursos de ensino a distância têm se expandido mais a cada ano. A alta na procura registrada entre 2020 e 2021 se deve em especial ao isolamento social, consequência da Covid-19. A pandemia forçou uma adaptação das universidades e dos estudantes.

Muitos alunos já buscavam migrar para educação a distância por causa da flexibilidade de horário e da possibilidade de estudar em casa, ou em qualquer outro lugar. O fato é que esses pontos foram essenciais para aqueles que precisam conciliar os estudos com o trabalho. Esse foi o caso da aluna Tatiane Coelho do curso de Publicidade e Propaganda da Uninter.

Tatiane já havia dado início ao curso de Processos Gerenciais 11 anos atrás, mas trancou por sentir que não estava no caminho certo. O retorno aos estudos aconteceu devido a uma necessidade de adaptação ao comércio digital, já que agora ela tem um negócio próprio com o marido. “No começo, foi um pouco cansativo manter a concentração, já que na minha primeira graduação as aulas eram presenciais. Mas estou tendo bastante assistência da faculdade e agora até prefiro a EAD”, diz a aluna.

Logo que tomou a decisão de retomar os estudos, Tatiane buscou a Uninter sem pensar duas vezes. “Desde que eu decidi voltar a estudar, a Uninter já era minha primeira opção”. A aluna ainda enfatiza que notou mudanças positivas nesses últimos anos. “Com certeza a EAD tem facilitado muito no meu caso, e a agilidade com rematrícula, abertura de grade em um novo curso. A Uninter melhorou ainda mais nesses últimos anos”, avalia.

Dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2020, mostram que o número de estudantes da modalidade no Brasil ultrapassa 1,5 milhão. Há 10 anos o número era de apenas 330mil.

É notável a forma como a EAD tem chamado a atenção dos alunos, não somente daqueles que buscam a primeira graduação, mas também para uma pós-graduação. É o caso da Suelen Bia dos Santos, graduada pela Uninter em Tecnologia em Logística e agora matriculada no curso de MBA Logística Supply Chain, também pelo centro universitário.

A analista de logística diz que continua na Uninter pela qualidade do ensino. “Foi o que me prendeu desde o início. Além de o polo ser próximo à minha casa, o que facilita ainda mais levando em conta minha rotina que é bem corrida”, diz. Ela complementa que sem a modalidade, não seria possível manter estudos e trabalho. “A Uninter ter todo esse grande suporte para a EAD é o que tem me possibilitado fazer minha pós-graduação”, diz.

Diferenciais da Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores players de segmento educacional do país, e é a única instituição de ensino a distância recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, a metodologia de ensino foi estruturada pensando na flexibilidade do aluno, podendo ele escolher seus dias e horários de estudos, como confirma Suelen:

“Acho bacana os e-mails avisando os prazos para as provas para o aluno não acabar se perdendo, e também as pendências em destaque na plataforma Univirtus. Para alguém que precisa estar arranjando tempo, esses lembretes são ótimos e facilitam muito”, diz a pós-graduanda.

Vale ressaltar que em abril de 2021, o Grupo Uninter foi novamente classificado com a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), o que significa que manteve o conceito de excelência conquistado em 2019, e está entre as instituições mais qualificadas do ensino superior brasileiro.

Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 380 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba, além de 12 polos no exterior, sendo nove nos Estados Unidos, dois na Europa e um na Ásia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert e Daniela Mascarenhos - Estagiárias de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Julia Cameron/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *