DIREITOS E CIDADANIA

É mais do que comemoração, é empoderamento da mulher

Empoderamento feminino, essa é a temática eleita deste ano pelo braço de responsabilidade socioambiental da Uninter, o Instituto IBGPEX.  Dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e o instituto não deixou passar em branco. A homenagem às mulheres ocorreu no dia 5 de março no campus Garcez e no dia 8 de março no campus Tiradentes, em Curitiba.

No dia 5, a comemoração foi composta por uma apresentação da equipe do IBGPEX, com declamação de poesia e homenagem para as mulheres. Em seguida, foi feito o alinhamento do cronograma dos projetos do instituto. No evento do dia 8, três professoras foram homenageadas: a diretora da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Debora Cristina Veneral, a coordenadora do curso de Administração, Vanessa Rolon, e a tutora do polo de apoio presencial Carlos Gomes, Maria Águeda Marques Staichok.

Para compor a mesa diretiva foram convidadas mulheres representantes de segmentos sociais. Da aldeia Kakane Porã, Belarmina usou cocar para falar sobre a inclusão da mulher indígena na sociedade. Representando a mulher cigana, Nardi abordou o tema das mulheres sindicalistas no contexto do Sindicado das Secretárias. Por fim, as empresárias Neuralice e Sheila, da Agência Par Ideal, falaram sobre relacionamentos amorosos.

Também foi distribuído kits feitos pelas participantes do projeto Fazendo Renda, mantido pelo IBGPEX. A importância de realizar um evento em homenagem às mulheres é promover uma reflexão sobre o empoderamento feminino. Além disso, falar sobre a participação do homem em atividades compartilhadas com as mulheres, ressalta a gerente de projetos do IBGPEX, Adenir Fonseca dos Santos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arthur Neves - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *