COMPUTADOR AMIGO

E-lixo vira prêmio e muda a vida de Sâmara em Paragominas

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

O computador é uma máquina que veio para revolucionar diversas atividades do ser humano. Com capacidade para armazenar um grande número de informações e agilidade para processar dados, tornou-se uma ferramenta de trabalho e de aprendizagem absolutamente essencial.

Seja na sala de aula ou mesmo fora dela, os benefícios dos computadores para a construção do conhecimento são incalculáveis. Ainda assim, esta máquina está longe de ser acessível a todos os brasileiros e brasileiras. Mas o polo da Uninter em Paragominas (PA) tem ajudado a resolver este problema.

Em busca de um destino para as peças usadas dos computadores do polo, a equipe da Uninter descobriu o projeto “Computador Amigo”, coordenado pelo professor do IFPA (Instituto Federal do Pará) Tarcísio Lemos.

O projeto consiste em um programa de extensão que busca integrar a teoria da disciplina Manutenção de Computadores com a prática nos laboratórios. As peças usadas arrecadadas, conhecidas como e-lixo, permitem que a disciplina tenha matéria-prima para a utilização por parte dos alunos.

Ao final de 2019, a proposta do projeto era ir mais longe: utilizar as peças coletadas para montar computadores que pudessem ser doados a estudantes.

O polo da Uninter tornou-se, então, um centro de coleta desse material e, através da doação de processadores, fontes e hds, ajudou a realizar a montagem de três máquinas.

Para conquistar uma destas máquinas, os estudantes interessados precisaram participar de um concurso e justificar o porquê de serem merecedores do prêmio. A divulgação do resultado e a entrega dos computadores foi realizada no dia 10 de dezembro, no campus do IFPA.

E aí veio a grande surpresa. Uma das vencedoras do concurso foi Sâmara Cristina Monteiro Miranda, que é aluna do curso de Serviço Social da Uninter.

“Foi muito emocionante. Todos os vencedores ficaram contentes e nós nos alegramos com isso também”, diz a secretária do polo da Uninter, Raya de Sá Fernandes, convidada para participar da entrega dos computadores. Ela relata que ficou tocada, pois acompanhava Sâmara, que costumava frequentar o polo quase todos os dias para utilizar os computadores do local. Agora, com um computador em casa, a aluna vai poder estudar com mais afinco.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Paragominas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *