Domingos saiu da roça para um cargo de liderança, mas não abandona as raízes

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

Valdecir Távora Domingos cresceu na área rural da cidade de Pérola, no Noroeste do Paraná. Mudou-se para Maringá (PR) em busca de melhores oportunidades de emprego. Hoje, é assistente de segurança e disciplina de uma empresa que presta serviços de segurança privada. Na Uninter, concluiu o curso de tecnólogo em Processos Gerenciais na modalidade de educação a distância, e atualmente está cursando a pós graduação Gestão e Inteligência em Segurança Privada.

O município de Pérola possui 11 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2004, Domingos se muda para Maringá (PR), e decide fazer um curso de vigilante de transporte de valores. Foram 20 dias. Levou um currículo para uma empresa de segurança privada. E foi aceito: tornou-se vigilante da portaria. Sua nova residência passou a ser a cidade canção, a terceira maior cidade do Paraná, com mais de 400 mil habitantes.

Após 4 anos, o estudante é promovido a vigilante de carro-forte. Um vigilante precisa ter atenção redobrada, sigilo, coragem e disciplina. Em 2009, uma nova promoção: após tirar a habilitação para dirigir caminhão e transporte de cargas perigosas, ganhou promoção para vigilante-motorista. Foram 11 anos no cargo. Domingos é casado, tem dois filhos. Em seguida, subiu mais um degrau. Agora por meio do ensino e do conhecimento.

Em 2018, matriculou-se no polo da Uninter em Maringá no curso Processos Gerenciais na modalidade de educação a distância. A sua última formação havia sido em 2000, como técnico em contabilidade. Esse retorno não foi fácil para ele. “Até mesmo na leitura e na computação eu tive dificuldade para me adaptar. Mas me adaptei. Foram 18 anos fora da escola”, lembra Domingos.

“Eu sempre comentei com meus pais o interesse de fazer uma faculdade”, lembra. E para isso contou com o apoio deles. E segundo ele, um amigo indicou a Uninter pela flexibilidade nos estudos.

O seu desempenho foi observado na empresa. Com um perfil de proatividade, em 3 de dezembro de 2019 recebeu o convite para ser assistente de segurança e disciplina. “Representar um cargo de liderança em uma empresa precisa ter um perfil, às vezes precisa até ser um psicólogo”, comenta. Nesse ano, iniciou a pós graduação Gestão e Inteligência em Segurança Privada. O setor de segurança privada no Paraná tem cerca 26 mil trabalhadores com carteira assinada, de acordo com último estudo do setor de segurança privada no país.

Hoje atrás de uma mesa, Domingos é responsável por realizar planejamento, controle da frota e outras atividades de gestão. “É colocar uma meta, é acreditar em si, somos capazes, mas para fazer é preciso se preparar, ter uma informação, além de ter empatia”.

Domingos já fez de tudo. Foi agricultor, porteiro, servente de obras. Fez brotar raízes desde a agricultura até um cargo de liderança. Mesmo no período de isolamento social, continua em atividade, pois seu serviço é essencial à sociedade,com  serviços de segurança privada e transporte de valores. Mesmo depois de chegar lá, Domingos não esquece as raízes. Com frequência, visita os pais para ajudar a cuidar a lavoura de café da família em Pérola.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *