Docente de Direito é condecorado como Professor Inclusivo

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

Educação e acessibilidade são ideais indissociáveis. A Uninter é referência em ambos e faz do Sianee (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) um norte a ser seguido a partir de suas ações educacionais inclusivas.

O professor de Direito Ronald Silka de Almeida foi o homenageado na 15ª premiação Professor Inclusivo, no dia 15 de dezembro. O prêmio está em seu sétimo ano, entregue semestralmente desde 2015. O objetivo da certificação é valorizar docentes que melhor se adaptaram de forma a incluir todos os alunos no processo de aprendizado, em escolha por votação pelos estudantes com necessidades educacionais especiais.

“É muito emocionante e gratificante diante de todos esses anos trabalhando com várias pessoas da área da inclusão social”, comemora o homenageado, que dá aulas há dez anos no centro universitário. “Acredito que o atendimento aos alunos com necessidades especiais, que se sentissem tratados da mesma forma como os outros, tenha levado a essa escolha”, comenta.

Além do certificado, uma pasta com itens de escritório e uma mochila foram entregues ao professor. A cerimônia ocorreu no campus Divina Providência, com a presença do reitor Benhur Gaio, de Leomar Marchesini (coordenadora do Sianee), Denize Carneiro de Campos (pró-reitora de assuntos institucionais), Homero Pampolini Junior (especialista em operações acadêmicas) e do professor de Direito Marcos da Cunha e Souza, representando o curso e a Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança.

“É sempre uma honra poder prestigiar e fomentar uma ação tão importante e inclusiva quanto é o Prêmio Professor Inclusivo para a Uninter”, diz o reitor.

Em 2019, a iniciativa foi reconhecida pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura de Curitiba com destaque como uma prática de igualdade e inclusão em instituições de ensino superior. “Esta é uma premiação bastante singela, mas que tem um significado importante para o professor que a recebe porque é o reconhecimento por parte dos alunos. Isso, para um docente, é muito importante”, avalia Leomar.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *