Do you speak English? Estudantes da Uninter te ajudam a encontrar o caminho

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A Uninter Américas coordena desde o ano de 2020 o programa Uninter Global Hub, que tem como missão fornecer recursos para capacitar e inspirar alunos com mentalidade global. O programa foi articulado pelo vice-presidente de Educação a Distância Global da Uninter USA, Jason Dyett, e pela coordenadora de projetos do polo, Caroline Okasaki Silveira.

Atualmente, o Global Hub conta com 20 alunos que fazem parte da categoria “Global Student Ambassadors”, ou seja, embaixadores de diversas áreas de graduação da Uninter, escolhidos para representar a instituição fora do Brasil.

Segundo Jason, o programa busca promover a efetividade na comunicação entre professores, alunos e profissionais que pretendem desenvolver o domínio da língua inglesa, indo além das divisões culturais e promovendo novas formas de pensamento voltadas para desafios e oportunidades globais. Já dizia o antigo ditado, “Quem tem boca vai a Roma”. Hoje poderíamos dizer algo assim: “Quem fala inglês dá a volta ao mundo e aprende mais”.

Lisiane dos Santos Santiago, aluna de Marketing Digital da Uninter e uma das embaixadoras do Global Hub, teve seu contato com a língua inglesa maximizado pelo programa. Ela falou sobre sua trajetória de aprendiz. “Posso dizer que um dos momentos mais marcantes de minha trajetória com o Global Hub foi quando conseguir ler um livro inteiro em inglês, me senti realizada”, conta.

Entretanto, ela explica que tudo começou através da música. Lisiane era fã do cantor Justin Bieber e se interessava por tudo que o envolvesse. Um certo dia, lendo fanfics (narrativas ficcionais escritas e divulgadas por fãs na internet) sobre o cantor, encontrou uma delas escrita em inglês, o que instantaneamente a levou a querer ler aquele conteúdo. “A partir daí, cada vez mais eu lia textos e livros na língua estrangeira e desde então sempre tive muita vontade de aprender”, pontua.

A história de Lisiane demonstra como o desejo de aprender parte de uma motivação particular. Jonas Medeiros, aluno de  Marketing da Uninter, é outro exemplo disso, pois se colocou à prova quando decidiu se aventurar em um “mochilão” pela Europa. “No meio desta volta ao redor da Europa, me vi entrando em um país totalmente desconhecido para mim, a Eslovênia. Além de ter de me adaptar ao diferente, nesse momento percebi que só é preciso força de vontade e esforço, o resto o mundo te possibilitará”, completa.

Aprendizado contínuo

São muitas as discussões acerca dos métodos de aprendizado utilizados por um indivíduo e sua efetividade. Mas uma coisa é certa, “quando você faz ou estuda o que gosta, a prática se torna mais leve e a vontade de querer aprender sempre estará presente”, comenta Jason Dyett.

Passado o momento do aprendizado, principalmente no contato com novas línguas, é necessário que exista por parte do aluno(a) uma manutenção contínua, para que o conteúdo se fixe melhor. “Eu, por exemplo, gosto de escutar músicas, praticar esportes e ver filmes e séries legendados. Então eu invisto nisso, e além de adquirir novos conhecimentos na língua inglesa, me divirto durante a jornada”, enfatiza.

A conversa entre Jason Dyett e os estudantes Lisiane Santiago e Jonas Medeiros aconteceu durante o webinar Quebre a barreira do idioma, não sua conta bancária, transmitido ao vivo no dia 11.mar.2021, pelo canal oficial do Global Hub no Youtube. Participaram também outras duas alunas da Uninter, Ana Lícia Braga, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Josiane Raquel Melo, do curso de Relações Internacionais.

Em um segundo momento, o evento contou com a presença das professoras da Uninter Thereza Cristina de Souza Lima e Fabielle Melo, que deixaram sua contribuição acerca da temática. Elas falaram a respeito dos jogos de MMORPG (gênero de jogo em que os jogadores criam personagens em um mundo virtual online), que estimulam a interação com pessoas de diversas partes do mundo e o aprendizado de línguas estrangeiras.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Наталия Когут/Pixabay e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *