Disciplina é a chave para a motivação

Autor: Guilherme Augusto de Carvalho (*)

É comum me perguntarem o que me motiva, principalmente quem conhece um pouco da minha rotina de estudos, leitura e escrita. Normalmente, falo que nada me motiva, querendo apenas afirmar que o meu ponto de partida não é a motivação e sim a disciplina.

Levantar cedo e seguir motivado a cumprir um cronograma de estudos e leitura estabelecidos para o nosso dia nem sempre é algo constante. Eu diria que é uma vontade quase que inexistente. Não quero desanimá-lo com este texto, apenas alertá-lo que depender da motivação para realizar uma tarefa é sempre algo muito complicado.

Às vezes, acordamos animados, cheios de ideias. Nesses dias, escrevemos muito, colocamos muitos planos no papel ou mesmo conseguimos mergulhar em nossos momentos de estudos. Mas, existem dias em que não temos ânimo para nada. Parece que a motivação secou e a força de vontade nem existe mais. Isso acontece com você? Comigo acontece.

Na teoria, tudo é fácil, e talvez seja este um dos pontos perigosos da motivação: ela transforma tarefas difíceis em práticas simples. Por isso é fácil se animar com uma tarefa, mas abandonar depois de um período. Alguns planos são difíceis e, por mais que seja legal ler um livro, empreender uma pesquisa acadêmica ou mesmo assistir a uma boa aula ou palestra, por trás dos momentos legais, existem muitos períodos árduos. Nós gostamos muito de ver apenas as coisas que estão prontas, sem termos a consciência de como o processo para que aquilo fique pronto é custoso.

É por isso que ir muito mais além do que a motivação é fundamental. É preciso cultivar a disciplina, montar uma rotina diária e ter a força, que a disciplina nos dá, para executar tais tarefas. Cultivar a disciplina é muito mais vantajoso do que buscar ter motivação todos os dias. A disciplina é a chave, pois ela não depende de outras coisas. Já a motivação precisa ser reconstruída todos os dias. Lembrando que o significado da palavra disciplina é executar algo que precisa ser feito, mesmo sem estarmos com vontade.

Todo o empreendimento, para ter sucesso, precisa muito mais do que motivação. É necessário ter disciplina e consciência de que é preciso batalharmos muito. Sendo que, normalmente, é durante o processo que nos motivamos, ou seja, começamos pela disciplina e, no final, estamos mais motivados.

Descubra o poder da disciplina e aprenda a fazer mesmo sem motivação. Você irá se impressionar com o quanto você conseguirá produzir tendo apenas disciplina.

*Guilherme Augusto de Carvalho é bacharel em Teologia, especialista em Filosofia, Ciências da Religião e Ensino Religioso. Professor da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Guilherme Augusto de Carvalho (*)
Revisão Textual: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *