Desembargador aborda os desafios dos mestrandos em Direito

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

A pós-graduação na atual conjuntura brasileira foi tema da aula magna do mestrado em Direito da Uninter, realizada no auditório do campus Tiradentes da instituição, com análise sobre o panorama na formação de alunos do mestrado e os desafios que enfrentam em instituições e órgãos reguladores. Organizada pelo coordenador do curso de Direito, Daniel Ferreira, a aula foi realizada no último dia 23 e trouxe uma revisão crítica sobre a história da pós-graduação no Brasil e sobre as tendências da agência reguladora Capes, que aperfeiçoa profissionais de nível superior nas instituições de ensino.

A mesa de convidados teve a presença do pró-reitor de pesquisas da Uninter, Nelson Castanheira, e outros três professores do curso de Direito. A aula mostrou panorama sobre a pesquisa e evolução histórica do ensino jurídico no Brasil, bem como o papel do educador no novo cenário sócio planetário, em que a escola jurídica deveria deixar de formar aplicadores da lei e passar a formar homens humanistas e críticos. “A ideia é capacitar esses profissionais a envolver o ensino, pesquisa e extensão, colaborando assim com o desenvolvimento do processo sociopolítico da nação”, explica o coordenador.

A aula magna é organizada todo semestre do ano para que alunos e professores ampliem o conhecimento de pesquisa no âmbito direto. São convidados profissionais da área jurídica para falar com os alunos. “Não adianta fazer pesquisa jurídica se não houver preocupação de onde viemos e onde pretendemos chegar”, diz o professor e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Rogério Gesta Leal.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *