Debates e ações mobilizam estudantes para um futuro sustentável

Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNU

A Uninter realizou diversas ações formativas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante o ano de 2024, através de um Grupo de Trabalho de Sustentabilidade. Isso inclui participações em programas da TV Uninter, como Saúde em Foco e o 2º Seminário do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado entre os dias 5 a 7 de junho de 2024. 

A instituição promoveu debates e palestras que estimularam os alunos a criarem soluções inovadoras para desafios atuais, expandindo seu conhecimento sobre sustentabilidade e reforçando seu compromisso como futuros profissionais dedicados ao desenvolvimento sustentável. 

Além de impactar a comunidade acadêmica da Uninter, as atividades fomentaram o diálogo e a colaboração com outras instituições de ensino, profissionais da área e membros da sociedade interessados no tema. Assim, a instituição reforçou seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, promovendo a formação de líderes conscientes, incentivando a pesquisa e difundindo práticas sustentáveis aplicáveis a diversos contextos. 

“O engajamento demonstra de maneira clara a preocupação dos alunos com as temáticas apresentadas, sendo que a percepção se repete em relação à comunidade externa, visto que muitos participantes inscritos não fazem parte do quadro de alunos da instituição.”, destacou o coordenador de cursos da Escola Superior de Ciências Agrarias e Meio Ambiente (ESCAM), André Pelanda. 

 O seminário reuniu mais de 16 mil visualizações, além de um número aproximado de 3.500 inscritos. “Muitos alunos relataram mudanças de atitudes após a participação nos eventos, como por exemplo, ações voltadas à diminuição de utilização de água nas atividades diárias e economia de energia, demonstrando a importância da realização deles para o processo de sensibilização em relação às questões ambientais.”, garante o coordenador. 

O 2º Seminário do Dia Mundial do Meio Ambiente: Perspectivas para um Futuro Sustentável trouxe ações online fundamentais para a formação crítica dos alunos. Entre eles, as palestras “Meio ambiente e a Agenda ODS 2030”, “O papel das comunidades tradicionais na conservação do Meio ambiente” e “Educação Ambiental: O papel da Sociedade na Gestão de Resíduos”. 

Já na TV Uninter, seis dos episódios do programa “Saúde em Foco” foram realizados em parceria com a Escola Superior de Saúde Única (ESSU). No dia 19 de março, o tema “Um bate-papo sobre Água e Mudanças Climáticas” reuniu mais de 100 visualizações. Posteriormente, no dia 23 de abril, o professor André participou do episódio “Dia da Terra e os biomas brasileiros”. 

No dia 04 de junho, os professores Augusto Silveira e André Pelanda abordaram o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. O tema “A poluição industrial – impactos na saúde pública” foi discutido no dia 13 de agosto. Na ocasião, os professores debateram a capacidade de a poluição afetar a vida no planeta.  

Em 03 de setembro, o Dia da Amazônia foi celebrado no “Saúde em Foco” com o tema “No dia da Amazônia temos o que comemorar?”. Por fim, no dia 01 de outubro, o episódio trouxe reflexões sobre o Dia Nacional das Abelhas e Dia das Aves. 

A professora da Escola Superior de Comunicação, Gestão e Negócios Vanessa Rolon destaca que entre os desafios está o de “realizar o engajamento do público interno e externo. É um processo de conscientização e educação, apesar da resistência inicial, atualmente a maioria já está familiarizada e reconhece a importância dos ODS para o mundo” 

Para este ano, Pelanda garante novas ações. “Serão realizados outros eventos similares que ainda estão em processo de organização, sendo que existe a meta de superar o número de inscritos e visualizações nos eventos realizados no ano anterior.” 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNU
Revisão Textual: Nayara Rosolen
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *