Debate sobre inclusão irá sanar dúvidas de professores

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Integração e inclusão. Essas palavras parecem ter um significado semelhante, mas são bem distintas. Para a primeira, todo esforço depende do educando e ele é que tem que se adaptar buscando alternativas para se integrar na sociedade, já no caso da inclusão, o meio social deverá se modificar e se preparar para receber o aluno com deficiência.

Além disso, é necessário também repensar o sentido que se dá à educação, além de renovar as concepções dos educadores e dar novos sentidos ao processo de construção de todos os indivíduos, entendendo a amplitude do tema. Desta forma, o vereador Silberto Cardoso propôs junto a um grande corpo docente a reunião pública que será realizada às 19h30 desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Curitiba, com o tema “Inclusão no Chão da Escola”.

O ensino superior será reapresentado no evento pela coordenadora do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter, Leomar Marchesini, e a professora Orliney Guimarães, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leomar diz que esse será um ótimo espaço para que professores de todos os níveis da educação possam tirar suas dúvidas. Afinal, são casos diferentes de escola para escola. “Existem muitos livros sobre esse tema, mas eles não trazem procedimentos, ações, que devemos desenvolver na prática em uma escola, na sala de aula. É o momento de esclarecimentos, pois a bancada que estará presente entende bem do assunto”, explica.

Também estarão a secretária Municipal de Educação de Curitiba, Maria Silva Bacila, a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado DIAEE, da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Gislaine Coimbra Budel, a representante do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional DEE da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Eliane Terra, e a representante do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, a agente educacional Odete de Paula Cardozo.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *