Debate sobre autismo emociona público que lota Câmara de Vereadores

A noite chuvosa desta quinta-feira (14) não foi empecilho para mais de 260 pessoas que lotaram as dependências da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires (RS), durante a 5ª Mostra de Responsabilidade Social promovida pelo polo local da Uninter. O público acompanhou atentamente os relatos de seis especialistas que falaram sobre suas experiências com o “Transtorno do Espectro Autista”, ou simplesmente autismo.

Apesar de o assunto ser complexo e ter poucas definições científicas, o número de crianças autistas cresce em todo o Brasil e o tema desperta interesse social. Entre os especialistas, a unanimidade é de que não há uma razão comprovada para essa alteração genética, nem unidade comportamental entre os autistas. “Cada caso é diferente e cada autista possui graus diferentes de interação social e de respostas aos tratamentos”, destacou o médico neuropediatra Cristiano Freire na abertura do evento.

Basicamente abordado pelas terapias, o autismo foi revelado de diferentes maneiras pelos profissionais palestrantes, que destacaram a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento multidisciplinar. A estimulação, o trabalho individualizado, a equoterapia (terapia usando cavalos) e o acompanhamento e apoio familiar também foram pontos ressaltados no evento. Também palestraram a terapeuta ocupacional Elyza Zart Hendges, a fonoaudióloga Josiane Felin, a pedagoga Paula Fernandes e a ecoterapeuta Olga Bohn Martins.

Já o ponto alto ficou por conta dos depoimentos de Hugo Enio Braz, avô de um menino autista e presidente da Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul, e da aluna de Pedagogia da Uninter Ramone Mohr, mãe de um garoto autista. Os dois revelaram o sofrimento das famílias com a falta de informação sobre o tema, o preconceito frente ao desconhecido e a superação que buscam no seu dia-a-dia.

Familiares de autistas que estavam na plateia se emocionaram com os relatos e apoiaram a realização de novos eventos sobre o assunto. O grupo encaminhou ainda sugestão ao Legislativo para a criação da Semana Municipal do Autismo e solicitou ao Executivo que lembre a data comemorada em abril com a instalação de laços azuis no pórtico de entrada da cidade.

Doação de alimentos

Como parte da ação social da noite, o evento teve como ingresso a doação de 1 kg de alimento não perecível. Ao todo, 224 kg de alimentos foram arrecadados e serão destinados à ONG Parceiros da Esperança (Paresp), que atende mais de uma centena de crianças carentes do município no turno oposto à escola.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *