De remada em remada, essa turma está limpando os mares do Sul

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Todos sabemos que o lixo no mar tornou-se um problema ecológico bastante sério. No Brasil e no mundo, tem surgido iniciativas voltadas para o recolhimento do lixo dessas áreas, numa tentativa de preservação da vida marinha.

Jan Daniel Lorenzon, Fabrício Almeida e Rarisson Martins viram nas praias de Florianópolis (SC) a necessidade de cuidar ainda mais do meio ambiente, numa ação que combina com a prática de esporte e a conscientização das novas gerações. Daí surgiu o “Projeto Remar, Limpar, Ensinar”.

A iniciativa começou em 2016: a equipe do projeto passou a promover “Remadas Ecológicas”, ações que mobilizam remadores para recolher o lixo de áreas de difícil acesso.

Na primeira edição do Projeto Remar, Limpar e Ensinar foi feito o trajeto do Farol de Santa Marta, na cidade de Laguna (SC), até a Penha (SC). Na segunda, os remadores foram de Florianópolis até a divisa com o Rio Grande do Sul. Para a terceira edição, a meta é ir de Florianópolis até a Ilha do Mel (PR).

O polo Ingleses da Uninter, em Florianópolis, reconheceu a importância do projeto e decidiu investir na ação, tornando-se apoiador desde o ano passado. Alailson Chinasso, coordenador do polo, entrou em contato com Jan, e juntos eles estabeleceram uma parceria.

No dia 17 de agosto, um sábado, aconteceu um evento da 2ª Remada Ecológica promovida pelo grupo. O evento contou com 57 remadores voluntários que recolheram 700kg de lixo, em um trajeto de 5km na praia de Ribeirão da Ilha, parte sul da ilha. Foram usados caiaques, botes e stand up paddles nessa ação.

Até agora, o “Remar, Limpar, Ensinar” contabiliza 10.522 objetos retirados de 86 praias, em 14 dias de ação dos remadores, que passaram por 18 cidades. A equipe do projeto também visitou 19 escolas, onde cerca de 2 mil crianças participaram de ações educativas promovidas com apoio da Uninter, como gincanas e palestras.

Você pode acompanhar as ações do projeto pela página do Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Ingleses


1 thought on “De remada em remada, essa turma está limpando os mares do Sul

  1. Muito obrigado pelo apoio Uninter Ingleses, juntos com certeza temos mais força para para um futuro melhor para os oceanos e seus seres…. Equipe PRLE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *