EDUCAÇÃO FÍSICA

Dance, dance e dance para não perder o ritmo desta aula

Se você faz ou deseja fazer um curso de Educação Física, em algum momento da sua grade curricular irá se deparar com a matéria “Atividades rítmicas e expressivas”. Essa matéria busca explorar o corpo e suas expressões, contendo em seu processo atividades práticas e teóricas.

Os alunos do curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física, na modalidade de educação a distância do polo CIC (Curitiba) da Uninter, tiveram uma aula de campo dedicada a esta disciplina, ministrada pelo tutor Jonas da Silva.

Primeiro, no dia 28 de fevereiro foi feita uma reunião no polo de apoio presencial, na qual os 40 alunos presentes tiveram de se dividir em 14 grupos e os temas de trabalho foram definidos a partir de sorteio. “Foi uma reunião tranquila e de fácil entendimento”, explica Jonas. Após isso, no dia 10 de março ocorreu uma aula prática na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), que se dividiu em duas partes: uma ministrada pelo tutor e a outra apresentada pelos próprios alunos.

Na parte ministrada pelo tutor houve uma apresentação da disciplina e de várias atividades, entre elas cantigas de roda, telefone sem fio e alongamentos. Na segunda parte, os alunos tiveram que escolher um tipo de dança, apresentar seu histórico e finalizar ensinando pelo menos 4 passos aos colegas presentes. Segundo o tutor, essas aulas são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, pois estimulam seu engajamento, além de transmitirem conhecimentos práticos fundamentais a sua .

Em conjunto com “atividades rítmicas e expressivas” os alunos tiveram a matéria “Organização de eventos esportivos e recreativos”. O principal objetivo era estimular a participação dos alunos na organização do festival de Danças pelo Brasil. “Além de organizarem toda a parte de infraestrutura do evento, os alunos também apresentaram suas danças, que haviam sido ensaiadas na aula anterior”, completa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP/CIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *