Cursos de pós capacitam para atuação no setor público e no agronegócio

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

Business concept. Business people discussing the charts and graphs showing the results of their successful teamwork. Selective focus.

O agronegócio está entre os setores da economia que mais crescem, e precisa cada vez mais de profissionais especializados. Mas não são apenas os profissionais do mercado que precisam de constantes atualizações. Também no setor público as práticas de gestão avançam e se modernizam, e por isso os profissionais deste setor devem buscar a capacitação em cursos que abordam o que há de mais avançado nas diversas áreas da administração pública, que costumam oferecer boas oportunidades de emprego.

O programa Sua Carreira, exibido no dia 16.jul.2021 pela Rádio Uninter, trouxe como tema a apresentação dos cursos na área de negócios, e abordou três cursos de pós-graduação que podem oferecer boas oportunidades de crescimento profissional no momento. Com a mediação de Evandro Tosin, o programa recebeu o professor e coordenador de pós-graduação na área de negócios, Alexandre de Andrade, que apresentou três cursos: Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, Gestão Financeira no Setor Público e Gestão Financeira no Agronegócio.

Sobre o curso de Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, Alexandre destaca o objetivo é capacitar profissionais na área de finanças e contabilidade voltadas ao interesse público. O coordenador explica que o curso atua com os princípios da mobilidade, legalidade e da ética. “O curso tem uma grade flexível e considera ações administrativas, controle de atividades financeiras. Os futuros profissionais irão atuar como especialistas em contas públicas, atendendo à lei de responsabilidade fiscal”.

A lei em questão tem como objetivo controlar gastos públicos nas esferas municipais, estaduais e federais. “Os gestores públicos precisam cumprir e não exceder os limites de gastos por ela determinados”, ressalta. Esse curso é para os profissionais que vão seguir carreira no setor público, para ampliar conhecimento contábil e atuar na prestação de contas.

Já no curso de Gestão Financeira no Setor Público, o professor explica como funciona a grade curricular: “É um curso flex, com seis disciplinas obrigatórias e outras seis eletivas. Busca desenvolver profissionais para executar atividades financeiras públicas”. Ele ainda acrescenta que o curso tem por base a prestação de contas, e análise das demonstrações financeiras do setor público. Para o professor, o profissional precisa atender empresas típicas de governo e estatais.

Para concluir, o programa falou do curso de Gestão Financeira no Agronegócio. “Esse curso vem no momento de crescimento do mercado brasileiro. O curso é para o profissional que vai trabalhar em conjunto com as áreas de negócios, finanças e do agronegócio”. Além de dar ênfase na gestão financeira,  o profissional poderá atuar também no controle de finanças dos mercados do agronegócio.

O professor explica que com este curso o profissional terá as habilidades necessárias para atuar na área: “O profissional vai saber planejar, conhecer o mercado, preparar para o crescimento das exportações e no investimento em tecnologia”, explica.

Alexandre destaca que este mercado é um dos que mais crescem no país. “O agronegócio está batendo  recordes, principalmente nas cidades no interior, que estão tendo um grande aumento no consumo de luxo. A receita agrícola com a produção de grãos já chega a 7 bilhões. Venham conhecer mais dos cursos da área e se especializar”, conclui o coordenador.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *