Cursos de Comunicação da Uninter se destacam no Intercom Sul

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Nos dias 20 a 22 de junho, os alunos da Uninter foram à 20° edição do Intercom (Congresso de Ciências da Comunicação) Sul em Porto Alegre para apresentar seus trabalhos práticos e artigos científicos. E voltaram para Curitiba com três prêmios. As vencedoras foram Jucelene Lopes (jornal mural), aluna de Jornalismo, Clarissa Casagrande (blog) e Valéria Wojcik (game), alunas de Publicidade e Propaganda.

Outros dois trabalhos da Uninter chegaram à fase final: a Agência Experimental Grafita , representada pelo aluno de Publicidade Tom Neves, e o Rádio Jornal Uninter Informa, representado pelo aluno de Jornalismo Luis Gustavo Oliveira.

“Ter a oportunidade de representar o Uninter Informa, do qual faço parte há mais de 2 anos, foi muito importante e gratificante. Ainda mais saber que o material que montei foi um dos 5 melhores do sul do Brasil dentre mais de 50 inscritos – é extraordinário”, comentou Luis.

Tom também expressou sua satisfação por estar ali: “Representar a Grafita é como representar um legado, ter todo o portfólio e a produção da Grafita em um lugar que foge do nosso habitual, com o olhar de outros professores a nível nacional”.

E não para por aí. Dentro do evento, além da categoria Expocom, que contempla os trabalhos práticos, existe o Intercom Jr, em que artigos científicos são apresentados. Nessa categoria, a Uninter levou 3 representantes: Aliana Machado e Camila Toledo , alunas de Jornalismo, e Rafaela Almeida, aluna de Publicidade . A aluna de Jornalismo, Patrícia Lourenço também teve seu artigo aprovado, porém não pode comparecer.

Incentivo à criatividade e pesquisa

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Alexandre Correia dos Santos, acompanhou os alunos no evento e saiu de lá com sensação de dever cumprido. “Eu pude acompanhar os alunos e ver como se saiam, tanto como professor, quanto como coordenador do curso e presenciar sua evolução. Para eles, esse evento também é de suma importância, pois eles podem colocar esses prêmios no currículo, assim como para a instituição, afinal eram quase 2.000 alunos de 60 instituições e a Uninter foi mais longe”.

Para Alexandre, não faltam motivos para comemorar: “Estar entre os 5 melhores do sul é uma vitória e tanto. E os prêmios fecham com chave de ouro todo esse trabalho”, conclui.

A equipe toda viajou com apoio da instituição, que forneceu transporte e acomodação. No dia  26 de junho, o reitor da Uninter, Benhur Gaio, recebeu as alunas premiadas em seu gabinete e declarou: “Sempre existem limitações, mas nós vamos continuar brigando por recursos para poder ter essa representatividade de vocês nos eventos. Isso é importante para a instituição e para a vida profissional de vocês, porque esse já não é um trabalho meramente acadêmico, passa a ter uma outra relevância profissional”.

Projetos vencedores

Jornal Comunicarte:

O Jornal Mural é um produto desenvolvido na UTA Processos, do curso de Jornalismo. Em sua apresentação, a aluna Jucelene Lopes falou sobre o processo de desenvolvimento do jornal, até chegar a sua publicação e impressão. “Foi enriquecedor participar de um evento como o Expocom, você tem oportunidade de trocar conhecimento com alunos de várias instituições. Poder levar o troféu para a Uninter, que é uma instituição que sempre nos apoia, me traz a sensação de dever cumprido”, disse Jucelene.

 Blog Revista F:

Clarissa Casagrande, que apresentou o “Blog Revista F”, explica o seu funcionamento: “A Revista F é um projeto laboratorial produzido pelos alunos de Comunicação Social da Uninter, e também é parte integrante do projeto de extensão Ponto Zero. O blog da revista F é como uma extensão da revista, que como é publicada semestralmente, não tem uma rotatividade maior de material. Alguns materiais produzidos na revista acabam sendo publicados no blog, mas o blog também contém conteúdo exclusivo”.

Por trás desse prêmio existe uma longa história de dedicação. “Estou no projeto de extensão desde 2017, quando ainda cursava Jornalismo. Fui como aluna líder em 2018 para o Intercom SUL em Cascavel, mas não conseguimos o prêmio naquele ano. Agora em 2019, após muita dedicação e esforço, publicando materiais de cunho exclusivo, o prêmio veio”.

Jogo La Donna:

La Donna é uma expressão em italiano que significa “a mulher”. A aluna Valéria Wojcik, que apresentou o projeto no Intercom, contou um pouco sobre do que se trata: “É um jogo de tabuleiro semelhante ao Detetive, porém busca conscientizar seus jogadores e trata de casos de violência contra a mulher a serem investigados. Os assassinos são todos homens e você deve percorrer a cidade em busca do culpado e sua motivação”. O jogo é um projeto independente, e foi criado em conjunto com as alunas Giovanna Talamini e Natália Chimborsky. “Nós estamos muito felizes e satisfeitas com o resultado do nosso esforço e trabalho, agradecemos a Uninter por nos apoiar e confiar em nosso jogo”, acrescenta Valéria.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Agência INQ e Valéria Alves


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *