Curso de Gestão da Produção Industrial é cadastrado junto ao CREA

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

O curso de Gestão da Produção Industrial da Uninter recebeu em junho o cadastro junto ao CREA/CONFEA. Com isso, os alunos e egressos podem agora obter seu registro profissional junto ao CREA de seu estado, apresentando a documentação exigida e a cópia do diploma ou certificado de conclusão. O aluno não precisa mais apresentar todas as ementas do curso para obter o seu registro, o que era exigido anteriormente.

O coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial e Mecatrônica Automotiva, Nelson Tadeu Galvão de Oliveira, fala sobre a importância desse cadastro: “Isso vai fazer com que os egressos do curso possam, ao se registrar nesse conselho, atender a uma exigência de muitas indústrias que para oferecer o emprego para o aluno formando exigem o registro neste Conselho Profissional. O aluno pode comprovar ser um técnico com curso reconhecido pelo Ministério da Educação e que está exercendo legalmente a sua profissão”, afirma.

“Também permite aos egressos emitirem a ART (anotação de responsabilidade técnica) sobre os trabalhos desenvolvidos, lhes garantindo o direito ao registro do trabalho para, entre outras coisas, poderem participar de licitações, atendendo à legislação vigente”, complementa Nelson.

O que é o CREA/CONFEA?

CREA é a sigla para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que possui um escritório por estado do país. A entidade existe para dar orientações precisas e fiscalizar os profissionais de áreas tecnológicas. O CREA regulariza as áreas da Engenharia,  Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia.

Os CREAs são entidades da esfera estadual, e constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional.

Como é o curso tecnológico de GPI?

O curso de Gestão da Produção Industrial tem duração de 2 anos e 8 meses, e forma profissionais especialistas em processos de fabricação, capazes de guiar indústrias em processos para aumentar e garantir a produtividade, reduzir custos e certificar a qualidade da produção. As principais disciplinas e assuntos estudados são:

  •  Gestão de Projetos, Processos e Planejamento Estratégico
  • Gestão da Produção, Manufatura Enxuta, Mapeamento de Processos
  • Gestão e Sistemas de Gestão da Qualidade
  • Saúde, Segurança e Meio ambiente
  • Sistemas de Medição, Pesquisa Operacional, Métodos Quantitativos
  • Gestão de Pessoas
  • Processos, Química, Instalações Industriais, Projetos e Materiais

“Quando você conquista o diploma de Tecnólogo em Gestão Industrial, diversas portas do mercado de trabalho se abrem, porque é uma profissão com alta empregabilidade. Você pode trabalhar em indústrias de diferentes portes e setores, ou ainda prestar consultoria no segmento. Com as novas tecnologias e a intensificação da implementação da chamada indústria 4.0, o mercado de trabalho para esses profissionais vem se ampliando”, afirma Nelson.

A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

Você pode saber mais sobre o curso de Gestão da Produção Industrial clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


5 thoughts on “Curso de Gestão da Produção Industrial é cadastrado junto ao CREA

    1. Boa tarde, sou de Ipojuca e tbm me formei na Uninter, entrei em contato com o CREA-PE e enviei a documentação, demorou um pouco pois eles analisam tudo, mas depois de quase 2 meses paguei a anuidade e fui buscar minha carteira. O número de lá é 81-34234383 ,espero ter lhe ajudado, boa sorte.

  1. Me formei em 2013,vou correr atrás disso agora,espero que seja tranquilo esse registro,da mais um moral no tocante a profissão,feliz com a notícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *