Cuidados para não morrer no trabalho

 

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Descuido, falta de equipamentos para a segurança e até o cansaço causam quase 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, com média de 2,5 mil mortes. Os dados são da Previdência Social e do Ministério do Trabalho e mostram a importância do cuidado no ambiente de trabalho. Segundo o Ministério da Fazenda, entre 2012 e 2016 foram registrados 3,5 milhões de acidentes de trabalho em 26 estados e no Distrito Federal.

Todos esses dados justificam a preocupação e a dedicação em manter a segurança na hora de trabalhar. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem a missão de garantir o bem-estar e os hábitos cautelosos dos colaboradores. Durante um ano, funcionários que fazem parte da CIPA buscam soluções e melhorias no ambiente de trabalho. No último dia 25, a Uninter deu posse à nova gestão da sua CIPA.

O evento contou com a apresentação do que foi desenvolvido durante o ano passado na Uninter. Cada responsável pelos polos mostraram as ações, campanhas, palestras e obras realizadas para o benefício de todos da instituição. Depoimentos sobre a experiência no departamento, dicas, sugestões e agradecimentos também fizeram parte do evento.

A engenheira de segurança do trabalho Bianca dos Santos explica que quando alguém identifica uma situação de acidente, ou que possa vir a causar um acidente, deve relatar aos “cipeiros”, que são identificados pelos cordões verdes do crachá. “A preservação da vida e da saúde das pessoas é a proposta da CIPA”, declara Bianca.

A expectativa é grande para os que tem um ano inteiro pela frente cheio de propostas e inovações para a segurança no trabalho. Darci Aparecido de Oliveira e Silva é eletricista e começa sua jornada na CIPA. Para ele, a importância de manter um ambiente seguro diz respeito a todos dentro de uma empresa. “É muito importante ter segurança, para si mesmo e para os colegas de trabalho”, afirma Darci.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *