Corrida de rua em Ibaiti conecta pessoas em prol da inclusão

Autor: Juliano Rodrigo Moreira - Acadêmico de Jornalismo da Uninter Ibaiti-PR

Mais de 150 pessoas se reuniram no dia 20 de agosto, em Ibaiti (PR) para participar do Desafio APAExonate, uma corrida de rua em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tratou do tema “Conectar e somar para construir inclusão”. A ação foi promovida pela Apae, em parceria com o Polo de Apoio Presencial (PAP) da Uninter em Ibaiti.

O sinal de largada foi dado logo cedo, para os atletas percorreram 5km, 10km e 1km, este último para a versão kids. Durante o trajeto, estudantes de diversos cursos da Uninter contribuindo ativamente com orientações do trajeto e com a entrega de alimentos na linha de chegada.

Um momento especial foi a corrida das crianças com os alunos da Apae, que foram campeões de diversão. Cada chegada era bastante comemorada, pois o objetivo de conectar as pessoas e promover a inclusão era alcançado.

“O objetivo da Uninter é ser parceira da Apae na organização do evento e na promoção do engajamento nas causas sociais, com a participação dos alunos, apoiando atitudes nobres que promove a diferença”, destacou a orientadora educacional do polo de Ibaiti, Franciane Tosta, uma das organizadoras do evento.

A programação reuniu inclusive corredores que vieram de cidades vizinhas, como o caso do Vaner Cesar de Siqueira, comerciante da cidade de Jaboti (PR). Praticante de corrida há mais de cinco anos, ele se inscreveu juntamente com outros 40 corredores do grupo Jaboti Runners.

“O evento é importante porque reúne pessoas de todos os lugares, diversas faixas etárias e incentiva a prática de esportes. Hoje mais [importante] ainda, porque divulgamos a Apae, instituição importantíssima”, avalia Vaner.

O estudante de Jornalismo da Uninter, André de Almeida, encontra na corrida os benefícios trazidos pela prática esportiva. Além disso, ele valoriza as experiências trazidas pelas competições. “Já fomos para alguns desafios em nossa região. Cada um é um novo aprendizado e uma nova experiencia garantida”, reforça.

Ao final da corrida todos receberam suas medalhas de participações e os vencedores receberam o troféu de cada categoria.

A ação foi uma parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com o polo da Uninter em Ibaiti. A organização foi da fonoaudióloga da Apae de Ibaiti (PR), Teresa Cristina Andrade, com apoio da diretora da instituição, Adriana Lima. Pela Uninter, participaram a gestora dos polos da Uninter de Ibaiti e Curiúva (PR), Silmara de Oliveira; a orientadora educacional do polo de Curiúva, Caroline Bahnert. A empresa Forma Ativa Sports atuou na organização, e a Polícia Civil contribuiu com uma campanha educativa no combate ao uso de álcool e outras drogas, além da prevenção de crimes contra mulheres.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi anexado no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância de superar barreiras e preconceitos, a fim de promover a inclusão social desse segmento populacional.

Confira mais sobre o evento nas redes sociais da Apae e da Forma Ativa Sports.

* Esta matéria foi produzida no âmbito do Programa Voluntários Uninter Notícias, desenvolvido pela coordenação do curso de Jornalismo junto com este site.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliano Rodrigo Moreira - Acadêmico de Jornalismo da Uninter Ibaiti-PR
Créditos do Fotógrafo: Juliano Moreira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *