Coordenação de pesquisa: consolidando a atividade no Centro Universitário UNINTER

Considerada como primeira experiência no universo da pesquisa, desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade, estimulando o incremento da produção científica institucionalizada e o despertar da vocação para a pesquisa, a iniciação científica é uma atividade de investigação realizada por alunos da graduação, orientado por um pesquisador qualificado.

O Centro Universitário UNINTER investe alto na pesquisa científica. Prova disso é a participação de 55 docentes dos cursos de graduação e 19 docentes do mestrado nos 34 grupos de pesquisa existentes atualmente. São ainda 31 alunos bolsistas (17 alunos com bolsa integral – 100% e 14 com bolsa parcial – 50%), além de 45 alunos voluntários.

A evolução deste trabalho deu-se principalmente, após a criação da Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário que implementou políticas, linhas de pesquisa e incrementou eventos como Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC), que em sua quinta edição em 2013, contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, nas modalidades presencial e a distância. Destaca-se aqui que o evento acontece desde 2004, porém, desde 2012, a participação dos alunos e egressos tem fortalecido a visibilidade e credibilidade das pesquisas da instituição.

As revistas científicas surgem para consolidar o Programa de Iniciação Científica e o Projeto de Pesquisa Docente. São cinco revistas, das quais quatro receberam conceito B5 na avaliação do Qualis CAPES. Este conceito foi comentado pela coordenadora Sonia Bakonyi, na época da publicação: “(…) devo colocar que é de grande importância o conceito B5 de nossas revistas, pois, o Qualis recebido, atesta a qualidade de nossos periódicos”, comentou. O incentivo da instituição com relação à pesquisa caminha a passos largos, agora com o curso de Mestrado no Centro Universitário, consolidando a pesquisa no UNINTER, desde a entrada do aluno até sua graduação.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *