Conhecendo o passado para entender o presente

Autor: Renata Cristina - agência Mediação

Assim como conhecimento histórico e econômico, conhecer o tempo geológico também é fundamental para compreender o contexto no qual a sociedade está inserida. Aprender sobre os processos da Terra no passado, ajuda a compreender o presente.

Esse foi o enfoque do III Laboratório de experimentos práticos interdisciplinares de Geografia (LEPI) no dia 17 de agosto de 2022. Com o tema “Entendendo o passado do planeta através dos fósseis’’, a aula interativa abordou conceitos geológicos. ‘’Durante a aula prática, os discentes puderam compreender conceitos como tempo geológico, algo fundamental para entender a escala de alguns processos terrestres. […] Conhecer tais processos e seus impactos é fundamental para discutir nosso futuro’’, explica o professor de Geografia da Uninter Otacílio Lopes de Souza da Paz.

O tema escolhido foi pensado para que os alunos desenvolvam também conteúdos de Paleontologia. Segundo o professor Otacílio, esse é um dos diferenciais da Uninter, visto que ”Um reduzido número de cursos de Geografia, tanto de Licenciatura quanto bacharelado, tem a disciplina de Paleontologia ofertada aos seus estudantes.’’

O conteúdo da aula foi bem recebido pelos alunos. A estudante de Bacharelado em Geografia Edinaiane Carneiro Ferreira esteve presente na aula e para ela, o tema ‘’serve como uma chave para entender o passado, o presente e o futuro, pois é através deste conhecimento científico que seguiremos em nossas profissões.’’.

O conteúdo interdisciplinar é válido tanto para o curso de Licenciatura quanto o de Bacharelado de Geografia. Edinaiane vê no LEPI um momento singular para o aprendizado. ‘’As aulas interativas no LEPI são um momento único entre alunos e tutores, onde interagimos de vários lugares do Brasil e do mundo. Um verdadeiro intercâmbio da Geociências. Eu sempre procuro tirar as minhas dúvidas que vão surgindo ao longo da aula, porque sei que os tutores sempre estão ali para nos ajudar e vibram com o nosso crescimento intelectual’’, ressalta a aluna.

As aulas contaram com 276 estudantes participantes pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e proporcionaram a participação via Zoom, por meio da qual os alunos puderam compartilhar vivências, mostrando como o conteúdo acadêmico está atrelado à vida fora da faculdade. ‘’Acontece com todos os discentes dos nossos cursos. Em um dado momento, nossos discentes começam a ver a Geografia em tudo. Seja no caminho até o trabalho, em suas andanças pelos seus bairros ou mesmo vendo algum filme, ou novela. Esse movimento natural de relacionar a teoria vista em aula com a realidade é algo sublime’’, destaca Otacílio.

A próxima aula interativa já tem seu tema marcado: ‘’será sobre Pedologia, outro vasto campo de atuação dos profissionais da ciência geográfica’’, finaliza o professor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - agência Mediação
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *