Concurso de redações da Uninter e do TJ-PR premia alunos do ensino público

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

O projeto Educar é Transformar, da Uninter, premiou, em 23 de junho de 2022, os vencedores do concurso de redações realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID, do TJ-PR). A parceria ainda uniu o Conselho da Comunidade de Fazenda Rio Grande (PR), com o propósito de conscientização do programa Justiça pela Paz em Casa, baseando-se em orientar e educar sobre a violência doméstica e levar a toda a sociedade uma forma de socializar o conhecimento, criando também uma rede de proteção.

As oito melhores redações, de diferentes municípios do Paraná, ligadas ao tema foram selecionadas e os alunos foram chamados para participarem de uma premiação no Tribunal do Júri de Fazenda Rio Grande, que contou com as presenças do pró-reitor de graduação da Uninter, Rodrigo Berté, do juiz Thiago Bertuol de Oliveira, e da vice-presidente do Conselho da Comunidade, Vera Zadkoski. Além das redações, as escolas participantes contaram com palestras do projeto para os jovens, e a parceria da Uninter com o judiciário alcançou 5 mil jovens no combate à violência familiar.

Os premiados receberam um certificado do projeto e uma mochila com brindes, como gibis, coolers e outros itens. Os quatro primeiros colocados receberam um prêmio especial: Ana Leticia Palu ganhou um relógio de pulso; Ketlyn Sterepravo e Elisson Machado ganharam um smartphone e a ganhadora Ana Claudia Gonçalves ganhou uma viagem para o parque de diversões Beto Carrero, em Santa Catarina.

“Eu acho o programa bem necessário. Como minha diretora [da escola] disse, tem pessoas, crianças que sofrem disso dentro de casa e não têm coragem de falar. Talvez, depois de uma palestra, seja motivado”, declarou Ana Claudia. “O presente eu achei extraordinário até porque eu nunca visitei o Beto Carrero. É muito motivador, daqui a uns anos pra frente vai incentivar cada vez mais os alunos”, complementou a vencedora do concurso.

Segundo Berté, a ideia de fazer um concurso de redações surgiu como um modo de lembrar as palestras realizadas e também incentivar os jovens a escreverem, fazendo com que a Uninter também trabalhe os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente o ODS-16 que trata da paz e justiça social. O juiz presente no fórum comentou sobre a importância do projeto e de como ele poderá ser visto daqui a alguns anos.

“O projeto é de extrema importância social. Nós reconhecemos isso, porque as mudanças mais significativas vêm de gerações, é algo que é intergeracional. No momento que você vai até o estudante, a criança, o adolescente e  ensina a ele os direitos e os deveres de cada um, na próxima geração a situação que nós vamos viver vai ser cada vez mais positiva e isso cria um ciclo positivo. Esse projeto tem o intuito principal de trazer a informação, o conhecimento a quem vai ser o adulto de amanhã, a quem vai ser o marido, a mulher de amanhã, quem vai construir os lares de amanhã”, declarou Oliveira. “O Conselho da Comunidade, com as parceria da Uninter e de todos os parceiros que auxiliaram, estão de parabéns por tomarem a iniciativa e trazerem o adolescente para essa premiação, por reconhecer e valorizar esses nossos futuros adultos.”

Os alunos premiados foram:

1º Ana Claudia Gonçalves – Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa/Agudos do Sul

2º Elisson Zivelse Machado – Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino/Fazenda Rio Grande

3º Ketlyn Bianca Sterepravo –  Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco/ Mandirituba

4º Ana Letícia Pizani Palu –  Colégio Estadual Lucy Requião/Fazenda Rio Grande

5º Kawane Pinheiro Moreira – Colégio Estadual Valdivino Parolin Acordes/Fazenda Rio Grande

6º Ketyln Patricia Zepechouka – Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco/Mandirituba

7º Fernanda Aparecida Araujo de Oliveira – Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira/Fazenda Rio Grande

8º Sivaldo Kilang – Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa/Agudos do Sul

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *