Comunidade do Espírito Santo recebe alunos do Projeto Rondon

Congressos, apresentações, aulas e projetos são ações realizadas pelos alunos de diversas cidades no Projeto Rondon. Pela primeira vez o projeto está acontecendo no Espírito Santo, em Mimoso do Sul.

Coordenada pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas e Instituições de Ensino Superior, a iniciativa planeja e apresenta soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O professor da UNINTER, Adriano Lima, e nove alunos, dos cursos de Jornalismo, Administração, Publicidade e Propaganda, Logística e Gestão Ambiental, da instituição estão participando da ação, que acontece até o dia 31 de julho.

Lima que é coordenador da equipe da UNINTER, destaca a importância do projeto e ainda ressalta que mais do que uma ação acadêmica este é um evento social, que irá influenciar a vida dos estudantes e da população local.  “Além da comunidade carente receber capacitações e orientações para a melhoria da qualidade de vida, com o Rondon, estamos preparando nossos universitários e ensinando o sentido da responsabilidade social, a cidadania”, explica.

O estudante de Jornalismo, Luiz Torrens, conta que para ele a maior surpresa foi ver várias crianças interessadas na oficina sobre criação, gerenciamento de blogs e páginas da internet, que inicialmente era voltada para professores e profissionais da área. “Quando percebi o interesse dessas crianças, que não têm computador nem acesso à internet, mudei o foco e, junto com a equipe, fiz com que elas usassem os computadores para pesquisa e até jogos. Foi um choque de realidade e fico feliz em ter proporcionado esse momento único a esses jovens”, conta.

Com objetivo de auxiliar no desenvolvimento de locais carentes o projeto Rondon surgiu em 1967 durando até 1989, devido a diversas intervenções governamentais. O projeto só foi relançado em 2005 e desde então, já foram realizadas 69 operações em 854 municípios de 23 Estados, envolvendo 1,9 mil instituições de Ensino Superior.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *