Como funciona a economia circular no dia a dia e na indústria

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

Em prol da sustentabilidade com o planeta, a economia circular tem se tornado uma das principais tendências ao priorizar os insumos renováveis e recicláveis. Segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU), quase todos os produtos são descartados após seis meses de uso, e isso gera mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos por ano.

O conceito de economia circular surgiu em 1989, a partir da publicação de um artigo assinado por David Pearce e Kerry Turner, ambos ambientalistas britânicos. O estudo falava sobre o que o mundo precisaria fazer para reduzir o impacto negativo da produção e do consumo desenfreado.

Em 1967, foi estabelecido um clube de grandes indústrias e produtores sobre as fontes de energias. Esse clube desenhou alguns cenários e chegou à conclusão de que as fontes de recursos seriam esgotáveis. Era necessário parar.

A conferência de Estocolmo propôs que os países já tinham se industrializado suficientemente e a partir dali não haveria a possibilidade de mais expansão industrial porque os recursos acabariam de acordo com as tecnologias utilizadas naquele momento.

“Todos os países passaram a buscar essas fontes renováveis de energia, inclusive as próprias indústrias começaram a ter essas regras todas. De forma bem simplificada, quando a gente fala na busca de uma economia circular, é buscar fontes de energias renováveis. Há uma preocupação muito grande do mundo hoje com aquilo que a confederação das indústrias brasileiras chama de capital natural, ou seja, a preservação das florestas e da biodiversidade como forma de agregar valor ao produto”, explica o professor e economista Rodolfo Silva.

O Brasil tem uma legislação que obriga as empresas que geram produtos para que elas criem formas de recolher esses produtos de modo retornável à empresa com a finalidade de reciclá-los. Em 2018, a ONU criou os objetivos do milênio, metas de desenvolvimento sustentável que também são os objetivos das principais indústrias do mundo. Um dos focos dessas metas é a busca por fontes de energias renováveis.

O tema foi discutido no programa Chave Interdisciplinar pelo canal de YouTube da Rádio Uninter. Confira a íntegra neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Getty Images e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *