Como funciona a Black Friday no setor de Turismo

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

O setor do turismo foi um dos mais afetados durante o período de fechamento do comércio por causa da pandemia de Covid-19. Com o cancelamento quase generalizado das viagens e as restrições à movimentação das pessoas, o setor acumulou prejuízo e desemprego.

Cidades que dependem do turismo tiveram enormes dificuldades para enfrentar a pandemia. Foz do Iguaçu (PR-foto), que tem 80% de sua receita vinda do turismo, foi uma delas. Mas agora, com a maior parte da população vacinada e o número de infectados em queda, viajar torna-se uma das prioridades para quem ficou tanto tempo em casa.

Diante das dificuldades enfrentadas pela pandemia, empresas do setor do turismo tiveram de se reinventar. As lives, que foram muito utilizadas por músicos, também serviram ao turismo. É o que explica o profissional de marketing Elmo Junior. “Nas lives, a divulgação foi para poder mostrar Foz do Iguaçu e vender a imagem da cidade, no período em que não era possível fazer a venda presencial. Então, a gente voltou, se reinventou, e começamos a trabalhar com essas lives para o Brasil inteiro”, conta.

Outra iniciativa para esquentar a volta do turismo é a Black Friday, data geralmente usada pelos lojistas para aumentar as vendas na reta final do ano. Em algumas lojas, os clientes fazem filas esperando o momento de abertura das portas. Já no turismo é um pouco diferente, como explica Elmo. “A nossa abertura de portas é a abertura da lista vip. Os valores promocionais no primeiro dia das nossas promoções não são abertos ao público geral, é aberto só para quem se cadastra”, diz.

Aqueles que estão na lista vip podem fechar negócio com descontos. A empresa em que Elmo trabalha, Loumar Turismo, também lançou novas programações como a “loumardays”, que acontece no mês de março, oferecendo pacotes com desconto na hospedagem e transporte. Além disso, a empresa também mudou sua forma de tratar os clientes, que passaram a ser chamados de “convidados”.

O programa Rota – Viagens e Serviços transmitido no dia 4 de novembro de 2021 pela Rádio Uninter recebeu Elmo Júnior como convidado especial para falar sobre a Black Friday no setor de turismo. Clique aqui para acompanhe o conteúdo completo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Nilton Rolin/Parque Nacional do Iguaçu


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *