Como é o mercado de trabalho em Radiologia?

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Responsável por facilitar o diagnóstico de diversas doenças, a radiologia se tornou amplamente requisitada pelo poder público e pela iniciativa privada nos últimos anos. De acordo com estudo da empresa de recrutamento on-line Catho, a pandemia fez aumentar a demanda do profissional de Radiologia em mais de 700%.

Em alta devido à necessidade de se obter diagnósticos precisos e rápidos, a Radiologia é a área da Medicina que utiliza a radiação como forma de acessar áreas restritas do corpo do paciente por exames de imagem. A área se mostra essencial na detecção e diagnóstico precoce de doenças, potencializado o impacto no tratamento e recuperação dos pacientes.

De acordo com a professora e tutora do curso de Radiologia da Uninter, Evelyn Rosa, o profissional da Radiologia pode atuar em diversas áreas da saúde, desempenhando funções em centros de diagnóstico de hospitais públicos e privados, clínicas e unidades básicas de saúde.

“Ele é responsável por operar equipamentos de diagnóstico por imagem e tratamento radioterápico, com segurança para o paciente e para os demais profissionais envolvidos”, explica.

Evelyn Rosa, realizou na última sexta feira (01) a live “Mercado de trabalho em Radiologia“. Durante a transmissão feita pelo canal de Youtube da Escola Superior de Saúde Única da Uninter, ela falou mais sobre as possibilidades do profissional da área.

“É importante destacar que esse profissional também tem um papel essencial no cuidado com o paciente. Ele deve ser capaz de explicar os procedimentos que serão realizados, tranquilizar o paciente e garantir que ele esteja confortável durante o exame”, afirma.

Confira as principais áreas de atuação e funções desempenhadas pelo profissional da radiologia:

Diagnóstico

Bastante conhecida pelos pacientes, a área de diagnósticos abarca os Exames por imagem realizados com o auxílio de radiação, o “Raio-x”. Exames como fluoroscopia, mamografia, tomografia e ressonância são realizadas dessa forma.

Apesar de sua efetividade e simplicidade, os cuidados atrelados à exposição à radioatividade por parte do profissional e do paciente durante os exames devem ser seguidos à risca.

Terapia

Nesta área, o principal procedimento é conhecido como radioterapia, que trata do uso de radiação para tratamento de tumores e lesões internas. Usada muitas vezes em conjunto com a quimioterapia, ela se mostra muito efetiva em tratamentos de câncer.

Indústria

A Radiologia industrial atua principalmente com a inspeção corporal, de carga e de matérias diversos. Segundo Evelyn Rosa, a função exige no mínimo a qualificação técnica em Radiologia.

Comercial

Atuando com consultoria e venda de equipamentos médicos, a radiologia comercial também foca na aplicação de treinamentos para funcionários de hospitais e clínicas sobre o uso de equipamentos.

Assista à live “Mercado de trabalho em Radiologia“ completa pelo canal de Youtube da Escola Superior de Saúde Única da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *