Como alcançar melhores resultados na gestão de projetos

Autor: Evandro Tosin - Jornalista

No ano em que o primeiro homem pisou na Lua, outros grandes saltos para a humanidade foram realizados na Terra. Em Toulouse, na França, o teste de voo do avião supersônico Concorde alcançou uma altitude de 3 mil metros e a velocidade de 480 quilômetros por hora, tudo isso em 27 minutos. O festival de Woodstock reunia grandes nomes do rock and roll na maior apresentação musical da história. Os Beatles gravavam seu último álbum de estúdio. Também em 1969, no Instituto de Tecnologia da Geórgia, EUA, foi idealizado o Project Management Institute (PMI, em português Instituto de Gerenciamento de Projetos), fundado por cinco pessoas: James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, Edward “Ned” Engman e Susan Gallagher.

O PMI é uma associação sem fins lucrativos voltada para o compartilhamento de ideias e informações para gerenciamento de projetos, bem como a valorização destes profissionais. Além disso, é o órgão responsável pelo guia que faz estudos sobre o gerenciamento dos projetos, conhecido como Project Management Body Of Knowledge (PMBOK, em português Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos).

Desenvolver melhores práticas e instruções de processos para o gerenciamento de projetos é essencial nas organizações modernas. As empresas necessitam da gestão de projetos, com a participação de várias equipes e diversas atividades. Na gestão de projetos, é possível adotar o método tradicional e o método ágil. Apesar de terem características distintas, a metodologia tradicional de gestão de projetos pode receber pontos positivos com a metodologia ágil, pois ela possui feedback diário, o que viabiliza maior clareza no acompanhamento dos projetos.

O artigo Combinando metodologias de gestão de projetos: tradicional e ágil, publicado na revista Organização Sistêmica da Uninter, analisa a junção das duas metodologias. A pesquisa é uma revisão de literatura de viés qualitativo e de autoria dos engenheiros Ricardo Netto Carminatti e Guilherme Arruda Santos.

A metodologia ágil usa exclusivamente o framework Scrum. O nome refere-se a uma estratégia no jogo de rugby, na qual os jogadores do time atacam juntos uma única direção para pontuar na partida.

O tradicional guia PMBOK relata a necessidade de aplicar conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas que atendam a finalidade dos projetos. O guia indica 47 processos que podem ser aplicados para gerenciar um projeto, etapas que são reunidas em cinco grupos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

A metodologia ágil, mais recente, pode ser usada para a gestão de pequenos projetos. A ferramenta Scrum, apesar de elaborada para projetos de softwares, tem sido amplamente usada por diferentes setores organizacionais no desenvolvimento de produtos, serviços e startups. Neste formato, a execução do projeto tem maior colaboração entre os indivíduos e autonomia para a tomada de decisões.

De acordo com Fábio Cruz, pesquisador da metodologia ágil, o Scrum acontece em ciclos curtos e repetitivos, que podem ser alterados ou corrigidos em caso de falhas. Os ciclos são mensais, denominados sprints. Já o conjunto de ações e atividades é chamado time box.

Se por um lado o método tradicional aborda o ciclo de vida em sua totalidade, ele não apresenta muitas informações de como deve ser feito. Já o Scrum tem regras bem definidas sobre o uso das ferramentas, com fácil entendimento e uso.

Os autores do artigo concluem que os projetos, quando controlados por um ou outro método, alcançam resultados eficientes. Entretanto, as duas metodologias juntas proporcionam maior conhecimento às equipes de gestão de projetos e ampliam o leque de soluções tradicionais. A ferramenta, portanto, passa a ser utilizada em empresas de diferentes setores, facilitando o controle e comunicação mais próxima e transparente.

A revista Organização Sistêmica da Uninter tem como objetivo ser um instrumento de comunicação, divulgação e intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de pesquisas no campo empresarial.

Em seu portfólio de cursos de pós-graduação, a Uninter dispõe do curso de Gestão de Projetos Ágeis, de modo a capacitar profissionais de diversas áreas e de habilidade com alta demanda.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *