Como a música pode contribuir para o desenvolvimento da criança

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

A música desperta sentimentos e emoções que são capazes de nos transportar para ambientes e memórias particulares. Seu poder também pode e deve ser usado na educação, especialmente no ensino infantil, momento em que sua contribuição pode ser significativa para a formação e desenvolvimento cognitivo das crianças.

No artigo intitulado Os benefícios da música na escola, de Florinda Cerdeira Pimentel e Raquel Mariano Nigre, publicado no Caderno de artigos Intersaberes da Uninter, discute-se os benefícios da música como instrumento pedagógico dentro do ambiente escolar, através de uma pesquisa literária e do relato da experiência dos autores.

As autoras destacam que a música é uma forma de linguagem muito apreciada pelas crianças e uma ferramenta poderosa no desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social. Sua implementação é capaz de promover uma melhora em diversos aspectos, facilitando a aprendizagem, instigando a memória e despertando a criatividade em todo o processo, além de desenvolver habilidades de elementos mais técnicos, como timbres, altura, duração e intensidade.

A infância é uma fase muito importante no desenvolvimento cognitivo, e a musicalização pode ser benéfica nesse processo de aprendizagem, pois contribui com o aperfeiçoamento das funções motoras e psicológicas e proporciona momentos alternados de concentração e relaxamento. Outro ponto importante é a socialização que as atividades musicais proporcionam, o que leva a criança a se entender como sujeito pertencente a um grupo, aprendendo a conviver em sociedade.

Trazer a música para a sala de aula se torna um grande aliado pedagógico, argumentam Pimentel e Nigre. Quando esse contato com a música ocorre na infância, há uma contribuição para o desenvolvimento de suas habilidades motoras, sociais e afetivas, ampliando e facilitando seu conhecimento de mundo. Além disso, agregar as experiências trazidas do ambiente familiar com a educação musical nas escolas torna a criança protagonista do seu aprendizado.

Porém, nem sempre a música é utilizada na escola como ferramenta de aprendizagem. É comum ver a música sendo inserida apenas como entretenimento, sem que haja um planejamento sobre o que o educador pretende atingir com determinada atividade musical. O trabalho música dentro do contexto escolar deve desenvolver a convivência com os diferentes gêneros musicais ao apresentar novos estilos, proporcionando um diagnóstico reflexivo do seu gosto, permitindo que o indivíduo se torne um ser crítico.

Atualmente, a música voltou a fazer parte da vida nas escolas. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n° 9394/96, no seu artigo 26, parágrafo 6.º, incluído pela Lei n. º 11.769 de 2008, a música virou conteúdo obrigatório.

As autoras concluem que uma educação musical inserida no ambiente escolar de forma lúdica e sensível, com o educador fazendo um papel de mediador, auxiliando a criança a descobrir o universo dos sonhos, a desenvolver o gosto pela música e até descobrir algum talento por algum instrumento, contribui de forma efetiva para seu desenvolvimento. Ouvir uma canção, cantar, dançar e tocar são atividades lúdicas que possuem um enorme potencial para o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança.

Portanto, é fundamental também que as aulas de musicalização sejam planejadas para ir além do entretenimento, para que possam ter um objetivo pedagógico a ser alcançado.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *