Com o global trading, mercado financeiro não tem fronteiras

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

O mercado financeiro acompanha o crescimento tecnológico e as inovações para facilitar o gerenciamento de bens e serviços financeiros. Certamente você está acostumado a utilizar seu celular para ter acesso à conta do banco, mas os avanços na relação tecnologia & finanças não se resumem a isso.

Profissionais que entendem o mercado financeiro e sabem como negociar e fechar contratos são muito valorizados em diversos tipos de empresa. Uma área de atuação que vem tendo desenvolvimento destacado nos últimos anos é a de global trading.

A palavra “trading” se refere ao ato de operar na compra e venda de ações, na maioria das vezes em plataformas online. Ângela Cristina Tripoli, coordenadora do curso de Comércio Exterior e de Gestão Global Trading da Uninter, afirma que essa área recebe profissionais com perfil internacional, os chamados global traders.

“Em um mercado global, é necessário profissionais com conhecimentos em novas ferramentas de comércio internacional e habilidades para identificar os diferenciais do mercado internacional, gerando valor para a empresa”, explica Ângela.

César Kluge, mestre em administração e gestão de negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca aspectos indispensáveis na área, como saber identificar oportunidades, reconhecer condições do mercado e atender às necessidades do cliente. “Hoje, nós temos uma capacidade de nos conectar com o mundo de forma instantânea”, afirma. Há 30 anos na área de comércio exterior, ele vê a internet como um dos maiores aliados do global trading.

Utilizando a internet, podemos pesquisar sobre aspectos e tendências econômicas de qualquer lugar no mundo, o que ajuda não só as grandes empresas, como também os microempreendedores. Encontrar formas de gerir,  observar as circunstâncias, contornar complicações e conseguir bons resultados são características presentes em profissionais de global trading que são muito úteis para todos os tipos de empreendimento.

Nessa área, é comum a necessidade de viajar para diferentes países e conviver com outras línguas. Por isso, para aqueles que pretendem investir nesse tipo de carreira, César ressalta a importância de estudar línguas e conhecer culturas diferentes da nossa. “Tenha consistência nas suas atitudes, nos seus relacionamentos com os parceiros comerciais, isso é muito importante”, complementa.

Ângela Tripoli e César Kluge conversaram sobre o tema no programa Sua Carreira, da Rádio Uninter, mediado por Evandro Tosin. Para assistir ao programa completo, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sergei Tokmakov/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *