Com 3 graduações, 4 pós e 18 artigos publicados, Rosane não consegue parar de estudar

Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo

A paixão pelo estudo e pela pesquisa é o que move Rosane Machado de Oliveira, 28 anos, monitora no curso de licenciatura em Sociologia do polo da Uninter em Capanema (PR). A jovem pesquisadora já conta com um número impressionante de textos acadêmicos publicados: 18, todos no periódico Núcleo do Conhecimento, indexado pela Capes com o qualis B5.

Moradora da cidade de Bela Vista da Caroba, a 35 km de Capanema, Rosane possui três graduações em cursos de licenciatura pela Uninter: Pedagogia, História e Sociologia. Além disso, já fez cursos de especialização em Educação Especial e Inclusiva, Docência no Ensino Superior, Gestão Escolar e Ensino Lúdico.

Ao final de sua primeira graduação, Rosane percebeu que poderia transformar em artigos científicos os frutos de seu esforço como estudante, unindo a paixão pela pesquisa com o prazer da escrita. Nessa trajetória, um texto a marcou de forma especial.

“Entre os trabalhos publicados, o que mais me marcou foi a resenha crítica do filme Titanic: Uma análise histórica. É fato que o naufrágio do Titanic é um acontecimento verídico, porém a história de amor entre os personagens Rose e Jack contada no filme de James Cameron é totalmente fictícia. O filme aborda o romance entre os personagens, o que desvia em certa medida o foco da tragédia que realmente foi o Titanic, das tantas vidas perdidas de pessoas sem chance de sobreviver ao desastre”, conta.

Rosane conta que sua relação com este filme é antiga. “Aos dez anos de idade assisti ‘Titanic’ pela primeira vez, desde então pensava em descobrir mais sobre o ocorrido, pois fiquei sensibilizada com a tragédia, e mesmo sendo apenas uma criança nunca esqueci da história”.

A curiosidade sobre o naufrágio do maior navio já construído a levou a pesquisar em todas as fontes que encontrava. “Busquei materiais e comprei livros sobre o Titanic. Depois de meses de estudo e elaboração do artigo, enviei-o para a revista, na qual ficou em análise por um ano, até ser publicado, em 2018”.

Mas apesar de gostar muito de estudar, o ingresso no ensino superior na modalidade a distância, no curso de Pedagogia, não foi tarefa fácil. Diferente do que acontecia no ensino médio, a faculdade exigia muito mais da estudante, que precisou aprender a ter mais organização e disciplina. A partir de então a vida de Rosane passou a ser uma sucessão interminável de novos aprendizados, que se materializam nos diplomas que ela acumula.

“Os quatro anos de Pedagogia foram uma lição acadêmica, pois foi o primeiro curso superior que realizei (2012 a 2015). Em agosto de 2015 iniciei o curso de pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva na própria Uninter. Nesse meio tempo comecei a cursar Licenciatura em História em julho de 2016, assim como a escrever o artigo sobre o Titanic, e antes mesmo de me formar em História iniciei o terceiro curso de graduação, Licenciatura em Sociologia, em outubro de 2017”, explica a estudante.

Rosane acredita que é muito importante para quem está cursando uma faculdade desenvolver habilidades de pesquisador. “A pesquisa acadêmica é de grande relevância para um estudante de graduação, pois trabalha com conhecimentos científicos, deixando de lado o ‘achismo’. Por isso ela é essencial e indicada a todos que desejam ingressar em uma graduação, pois a pesquisa abre caminhos para novas indagações, novos olhares sobre o mundo que nos cerca, novas conquistas na carreira acadêmica e profissional”, afirma.

O ímpeto da monitora para continuar estudando impressiona. “Tenho muitos projetos e sonhos ainda por alcançar. Estou há 8 anos e 4 meses fazendo parte do Grupo Uninter, do qual tenho muito orgulho. Pretendo fazer outras graduações em outras áreas também, assim como desejo continuar com a pesquisa acadêmica, fazer um Mestrado na área da Educação, e desenvolver alguma pesquisa no exterior para publicar, como por exemplo, na China, país que está construindo a réplica do Titanic, o qual tem previsão para ficar pronto entre 2021 a 2022. É fato que desejo desenvolver mais trabalhos e pesquisas sobre o Titanic, assim como na área da Educação, principalmente em História e Sociologia”.

Atualmente, Rosane está finalizando seu trabalho como monitora na Uninter. Nesse momento de pandemia, continua dedicando-se a pesquisar com o intuito de publicar artigos em novas revistas. Professora de Sociologia no Estado, ela está lecionando na modalidade EAD, para atender aos estudantes que estão em isolamento social, e continua estudando, fazendo cursos de extensão oferecidos pela Uninter sobre os mais diferentes temas, inclusive sobre a Covid-19. Para Rosane, estudar é tão natural quanto manter-se respirando.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


5 thoughts on “Com 3 graduações, 4 pós e 18 artigos publicados, Rosane não consegue parar de estudar

  1. Acabei de ler a matéria e fico emocionada com o esforço da Rosane. É lindo ver uma pessoa tão jovem que se dedica e capricha em tudo que faz. Dá pra ver o amor pelos estudos ,pelos livros e pela vida. Isso é maravilhoso e raro. Continue assim vc vai longe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *