CNU mantém crescimento de audiência e acessos em cinco continentes

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

Quase dois anos de pandemia não impediram o crescimento da CNU (Central de Notícias Uninter) e sua produção de conteúdo. O site Uninter Notícias teve 1,7 milhão de páginas visualizadas e 1,2 milhão de usuários em 2021. Os números superaram os de 2020, aumentando em 43,5% a taxa de visualizações e em 79% o de público alcançado. Os indicadores seguem em crescimento exponencial ano a ano desde a fundação do portal, em 2012, que tem como missão veicular conteúdo de caráter educativo, cultural e informativo voltado aos interesses da comunidade Uninter.

As estatísticas equivalem a 4,7 mil visualizações diárias. Das mais de 5 milhões de visitas que o site alcançou desde sua criação, um terço corresponde somente às visualizações do ano passado. Foram publicadas no último ano 1.163 matérias, correspondendo a três textos ou vídeos veiculados por dia, contando finais de semana, feriados e períodos de recesso.

Parte significativa dessa produção foi conquistada com o apoio de artigos escritos por professores do centro universitário, que discutem os principais temas da atualidade. Com isso, além de aproximar a comunidade acadêmica das ações da instituição, o site leva a seu público a consideração de especialistas sobre os fatos do cotidiano.

Os leitores do site estão divididos entre 145 países de todos os continentes, com exceção da Antártida. Naturalmente, o Brasil contabiliza o maior número de usuários (1,1 milhão, equivalente a 96% dos acessos). Em seguida, Portugal (14,8 mil), Estados Unidos (9,3 mil), Angola (3 mil) e Moçambique (2,4 mil) surgem como as nações com mais utilizadores. O Paraná é o estado que contabiliza mais usuários no site, com 458 mil utilizadores. Adiante, São Paulo (169 mil), Minas Gerais (77 mil), Rio Grande do Sul (64 mil) e Rio de Janeiro (63 mil) completam a lista dos cinco estados com mais leitores.

Hoje, a equipe da CNU é composta por 13 profissionais, entre eles o coordenador do departamento, Manoel Áureo Germano, e os professores Mauri König (editor-chefe), Jeferson Ferro (revisor textual) e André Corradini (editor audiovisual). Todos os outros três colaboradores e os seis estagiários são alunos ou egressos do curso de Jornalismo da instituição, fazendo da central um espaço de aprendizado, qualificação e valorização desses estudantes e profissionais.

Os espaços utilizados no Campus Tiradentes, em Curitiba (PR), como redação e estúdio de rádio voltaram a receber a equipe após 19 meses de teletrabalho, decorrente da pandemia e do isolamento social. O retorno presencial em outubro de 2021, permitido pelo arrefecimento da pandemia e pelo avanço da vacinação, impôs um breve período de readaptação aos antigos colaboradores e de adaptação aos novos estagiários, mas sem interromper o intenso ritmo de publicação no portal. Foram produzidas cerca de 300 matérias entre a retomada nas instalações físicas da CNU e o início do recesso acadêmico em dezembro de 2021.

Rádio também amplia suas fronteiras

Integrando a CNU desde setembro de 2019, a Rádio Uninter manteve o modelo de transmissão adotado no início da pandemia, em 2020, para a continuidade de sua programação em 2021. Com 29 programas ativos, a rádio transmitiu 715 episódios no ano por meio de seus canais no YouTube e no Facebook.

No YouTube, a rádio atingiu 5 mil horas de exibição durante o ano todo, com 33,5 mil visualizações em 22 países. O Facebook registrou 171 mil pessoas alcançadas no período. Os conteúdos levados ao público abordam diversos temas, como carreira profissional, finanças pessoais, gestão e negócios, educação, música, cinema, literatura, turismo, humanidades, esportes, jornalismo e meio ambiente.

A rádio, além de dispor de site próprio onde os programas são armazenados em formato de podcast, iniciou a integração de seus episódios em diferentes plataformas agregadoras, como Spotify e Google Podcasts.

Em março de 2021, a rádio que toca conhecimento passou a emitir certificado de participação aos ouvintes do programa Chave Interdisciplinar. O alto interesse dos participantes permitiu à equipe da rádio ampliar as inscrições para os programas mensais Fala, Prof! e Conheça seu Direito. Em 52 edições dos três programas, mais de 15 mil inscrições foram feitas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *