Cientista político brasileiro recebe prêmio durante evento global no México

Andressa Rosa – Jornalista

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep) e o Grupo de Opinião Pública promovem desde 2011 o Prêmio Internacional Marcus Figueiredo, em homenagem a este que foi um dos pioneiros em análise e pesquisas eleitorais no Brasil. Neste ano, o prêmio foi concedido aos melhores artigos apresentados na Jornada de Jovens Investigadores, durante o Congresso World Association for Public Opinion Research (WAPOR), no México.

Egresso do curso de Ciência Política do Centro Universitário Internacional UNINTER, Ricardo Gonçalves conquistou o segundo lugar no 4º Prêmio Marcus Figueiredo. Ele conquistou a premiação com o artigo “Cartografia de Redes Sociais Digitais: uma proposta de análise da dimensão geográfica nas interações no Facebook, Twitter e voto”.

Ricardo achou surpreendente ficar à frente de pesquisadores de universidades americanas de ponta, como a Washington University, terceira colocada na premiação. Agora, Ricardo pretende seguir a carreira acadêmica e tentará fazer doutorado na Universidade da Califórnia.

O pesquisador também incluiu no artigo dados da eleição presidencial de 2015 na Argentina, do público no Facebook e em perfis no Twitter. Ricardo analisou sob uma perspectiva geográfica a relação entre o espaço eleitoral (resultado de votos nas urnas) e o espaço digital, isto é, as relações entre usuários dessas mídias e a página oficial do candidato que viria a ser eleito presidente, Maurício Macri.

Para o professor Doacir Quadros, do curso de Ciência Política e do mestrado de Direito da Uninter, o prêmio recebido pelo ex-aluno da instituição destaca a necessidade de se formar profissionais que dominem instrumentos de pesquisa conforme as exigências do mercado de trabalho. O artigo de Ricardo, por exemplo, problematiza o uso das mídias sociais, uma das grandes questões tratadas hoje pela ciência política.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *